Google afirma que utilizar a autenticação de dois fatores reduz invasões pela metade
Créditos: Imagem/ Divulgação Google

Google afirma que utilizar a autenticação de dois fatores reduz invasões pela metade

Novidade foi divulgada nesta terça-feira, 8 de fevereiro, o Dia da Internet Segura

Numa tentativa de aumentar o nível de segurança de seus usuários, a Google iniciou automaticamente, em outubro do ano passado, o processo de verificação em duas etapas (2SV) em milhares de contas do serviço. Na época, a empresa chegou a declarar que realizava a verificação de 1 bilhão de senhas por dia, para garantir a segurança dos usuários. Nesta terça-feira (08), a empresa anunciou que o processo de autenticação de dois fatores reduziu em 50% as contas comprometidas por invasões. 

01/01/2022 às 14:00
Artigo

DNS público: o que é, por que usar e quais são os melhores se...

Isso te ajudará a deixar sua conexão mais rápida

A data escolhida para a publicação das informações, 8 de fevereiro, é conhecida como Safer Internet Day ou o Dia da Internet Segura, em tradução livre. A Google ainda afirmou que pretende seguir ativando automaticamente a 2SV em novas contas para garantir maior proteção aos usuários. 

Os esforços da empresa para aumentar a segurança dos usuários não se limitam apenas a restringir o acesso de invasores aos serviços Google. A própria marca afirma estar ciente de que os login Gmail são muitas vezes vinculados a outras contas que não são Google, como serviços bancários, mídias sociais, compras e outros serviços. Inclusive por isso, a companhia afirma ser fundamental o trabalho para garantir a segurança dos clientes. 

 

Verificação em duas etapas

O processo de autenticação de dois fatores ou verificação em duas etapas (2SV) inclui no momento do login na Conta Google, além da senha do usuário, também um código de verificação. Este código é enviado diretamente ao seu celular através de uma mensagem de texto, chamada de voz ou da aplicação da própria Google para dispositivos móveis. É possível também optar por não utilizar a confirmação em duas etapas por mais de uma vez no computador específico. 

22/01/2022 às 12:01
Vídeo

NFTs: tudo sobre a tecnologia que movimenta milhões de dólare...

Conversamos com especialistas para explicar como NFTs funcionam e descobrir seus possíveis impactos p...

Como exemplo da integridade da medida, a Google afirmou que a administração de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, implementou a medida de autenticação multifator (MFA) assinando, inclusive, uma Ordem Executiva exigindo que as agências governamentais implementem a MFA para a proteção de dados governamentais.

Como alternativa, a empresa permite também a utilização de uma chave de segurança através da porta USB, caso o usuário tenha acesso a isto. A introdução destes recursos faz com que um possível invasor precise não apenas da senha padrão, como também do dispositivo móvel para onde a Google envia o código de verificação. 

 

Outras medidas de segurança Google

Além da verificação em duas etapas, a Google também recomenda que seus usuários façam uma Verificação de segurança, que é, basicamente, um guia da empresa para fortalecer a segurança das contas. Outra recomendação é o uso do Gerenciador de senhas Google, um recurso que foi desenvolvido para Chrome, Android e aplicativos Google, que ajuda a criar senhas mais fortes para outras contas online de usuários, além de salvá-las para que não haja a necessidade de se lembrar de todas. 

Continua após a publicidade

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: ExtremeTech Fonte: Google
User img

Andre Bassani

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.