YouTube: 5 dicas para se proteger ao usar a plataforma
Créditos: Irfanahmad/Pixabay

YouTube: 5 dicas para se proteger ao usar a plataforma

No Dia da Internet Segura, aprenda como deixar seu canal mais seguro contra invasões e veja outras recomendações

No dia 8 de fevereiro, celebra-se o Dia da Internet Segura, que serve para conscientizar e impulsionar os usuários a usar a internet de maneira responsável, livre, segura e ética. Pensando na segurança das pessoas que utilizam sua plataforma de vídeos, o Google dá 5 dicas para usar o YouTube de maneira mais segura e se proteger das ameaças virtuais.

02/02/2022 às 21:00
Notícia

Casas inteligentes: 5 tecnologias que facilitam a rotina no lar

Veja alguns dispositivos que você pode ter em sua casa

Apesar do dia da conscientização ser especificamente hoje, vale lembrar que para manter seus dados e informações pessoais em segurança é preciso tomar cuidado todos os dias com as tentativas de golpes e crimes pela internet. Sem mais delongas, vamos para as dicas:

Ative a verificação em duas etapas

O primeiro passo que todos devem dar é colocar uma camada extra de segurança para suas respectivas contas. Com a verificação em duas etapas, além da senha tradicional cadastrada na plataforma, o usuário poderá inserir chaves de segurança, receber solicitações do Google ou usar o aplicativo Authenticator para acessar a conta.

Esse método permite que você mantenha sua privacidade mesmo quando o seu smartphone for roubado. Clique aqui para ver como fazer essa ativação. Já mostramos aqui no Mundo Conectado o que é e por que você deve utilizar a verificação em duas etapas em todos os seus aplicativos.

Crie uma senha forte 

Paralelamente com a dica anterior, o Google e outras plataformas reafirmam que criar uma senha forte para proteger seus dados é extremamente importante. A tão solicitada senha forte é composta por conjunto de números, símbolos e letras, assim, ao criar uma combinação complexa, você dificulta o acesso de outras pessoas na sua conta. Evite também senhas com informações pessoais, como datas de aniversários ou nomes de animais de estimação e sequencias simples, como "ABCDE" ou "12345".

Outro detalhe importante é que a plataforma jamais pedirá que você envie sua senha de acesso por e-mail, SMS ou através de ligações telefônicas. 

Uma dica bônus de proteção é nunca utilizar a mesma senha de outros sites ou redes sociais no YouTube, pois se uma dessas contas forem hackeadas, a sua conta Google estará vulnerável.

Defina e verifique as permissões do seu canal

Essa dica é especialmente dedicada para os novos criadores de conteúdos. Quem tem um canal no YouTube, geralmente convida outras pessoas para acessarem ou gerenciarem seus conteúdos. Para quem está começando a postar vídeos agora na plataforma do Google, é importante saber que para fazer isso não é necessário fornecer a senha da conta original do canal para seu convidado, basta fazer convites para outras contas e definir suas respectivas funções.

Dessa forma, para dar permissões para terceiros no seu canal do YouTube, confirme se a pessoa é de confiança primeiro. Depois, siga o passo a passo abaixo: 

Continua após a publicidade
  • Entre no seu canal do YouTube, vá até a sua foto no canto superior direito e clique em Configurações.

Defina e verifique as permissões do seu canal 1 (Captura de Tela)

  • Em seguida, clique em Status e recursos do canal.

Defina e verifique as permissões do seu canal 2 (Captura de Tela)

  • Vá até a aba de Permissões e clique em Convidar.

Defina e verifique as permissões do seu canal 3 (Captura de Tela)

  • Por fim, insira o e-mail de seu convidado e o seu cargo* e toque em Concluir*Administrador: adiciona ou remove outros membros do canal e edita informações do canal. Editor: edita todas as informações do canal. Espectador: consegue ver todas as informações, mas não pode editá-las. Espectador Limitado: Pode somente visualizar os detalhes do canal, exceto os números da receita.

Defina e verifique as permissões do seu canal 4 (Captura de Tela)

Cuidado com mensagens e conteúdo suspeitos

Conhecido como phishing, o crime de enganar as pessoas que compartilham dados confidenciais como senhas e número de cartões de crédito é comum na internet. Muitos golpistas se passam por empresas, amigos ou familiares através de e-mails falsos ou perfis fakes em redes sociais para usar enganar outros usuários.

O criminoso tentará de alguma forma fazer com que você instale algum programa suspeito para registrar suas movimentações no computador ou no celular, portanto é bom ficar atento aos perfis verificados e as contas de e-mails oficiais.

Os e-mails das empresas por exemplo, sempre possuem endereços com domínios próprios, onde exibem seus nomes após o @. No caso do YouTube, todos os e-mails oficias da plataforma possuem o final @youtube.com ou @google.com. Assim, antes de clicar em um link ou em um software recebido, certifique se o nome do domínio está correto.

O que fazer quando for hackeado?

Se você ver que algo no seu canal no YouTube mudou sem sua permissão ou alguma informação em um vídeo publicado foi alterada, pode ser que você foi vítima de invasão.

Caso você ainda puder acessar a sua conta depois de ser hackeado, vá até a página de Verificação de segurança, remova dispositivos, troque sua senha e ative a Verificação em duas etapas, assim como já recomendamos na primeira dica da matéria.

Por outro lado, se você não conseguir acessar a sua conta após notar a invasão, inicie o processo de recuperação do acesso. Clique aqui para acessar a página que fará perguntas que devem ser respondidas corretamente. Caso não saiba o que responder, pense bem e coloque a mais apropriada para a situação. Pode ser que sua antiga senha solicitada também, portanto, tente se lembrar das senhas mais recentes já utilizadas pelo seu e-mail.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Google
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.