No mês passado você viu aqui que as imagens astronômicas registradas por observatórios terrestres estavam sofrendo "interferência" de constelações de satélites. Agora a União Astronômica Internacional (UAI) decidiu dar um passo além de lamentos ou aceitar a situação. A UAI anunciou a criação do Centro para Proteção do Céu Escuro e Silencioso de Interferência de Constelações de Satélites (tradução livre de Center for the Protection of the Dark and Quiet Sky from Satellite Constellation Interference)
Starlink: veja preços da assinatura da internet via satélite ...
Com mensalidade de R$ 530 mais os custos de instalação, a internet de alta velocidade tem custo bem e...
Astrônomos buscam diálogo com governos e empresas
No anúncio da criação do Centro, Debra Elmegreen, presidente da UAI, destacou que é importante garantir que os avanços tecnológicos não impeçam os estudos do céu. O Centro terá como principal função dialogar com órgãos governamentais e empresas para que haja uma melhor regulamentação da indústria e que as fabricantes de satélites produzam equipamentos que causem menos interferência nas imagens capturadas nos observatórios da Terra.
Fonte: Caltech Optical Observatories/IPAC.
A Starlink foi a primeira empresa a buscar diminuir o seu impacto (negativo) nas imagens do espaço. Ouvindo a comunidade astronômica, a empresa instalou painéis nas novas gerações do satélite que atuam como um "óculos escuro", protegendo a luz de ser refletida pela antena.
Aumentam o número de imagens com constelações de satélites
Com a Starlink completando a sua constelação de satélites e mais outras empresas (como Amazon, Boeing e One Web), é esperado que "praticamente todas as imagens" de telescópios localizados na terra tenham a trilha de satélites em baixa órbita. Entretanto, o estudo que analisou o impacto nas fotos do espaço (feito pela Zwicky Transient Facility) pesquisou somente a aparição dos equipamentos da Starlink. Não por implicância com o Elon Musk, mas porque o serviço de internet da SpaceX é o mais avançado (sim, a coisa só tende a piorar), com mais satélites em órbita. Em 2019, 0,5% das fotos foram afetadas. Atualmente, são 20% das imagens.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Gizmodo