Módulo 4G para o Mavic 3 já foi homologado na Anatel
Créditos: Reprodução | DJI Mavic 3

Módulo 4G para o Mavic 3 já foi homologado na Anatel

Dongle ampliará o alcance do drone em um ambiente com boa cobertura 4G

Esta não é a primeira que nós, do Mundo Conectado, comentamos sobre o drone Mavic 3.

Trata-se de um dos equipamentos mais completos lançados, até então, pela DJI. A novidade, desta vez, é que algumas fotos veiculadas pela internet deram pistas sobre a homologação da Anatel no dongle 4G feito para o dispositivo.

Confira as imagens:



Créditos:
dronefriendly.com.br


Segue uma captura de tela, diretamente do site da Anatel, com as informações citadas acima. O número de homologação é: 13647-21-14257. Clique para ampliá-la:


Créditos: adrenaline.com

Isso nada mais é do que um modem USB 4G LTE, exatamente do jeito que encontramos aqui no Brasil - em celulares produzidos nos últimos anos. É um dispositivo criado para ser acoplado no drone (e são necessárias duas peças, uma para o próprio equipamento, e outro para o controle remoto, intitulado de RC Pro).

Vantagens e principais características 

A grande vantagem deste tipo de conexão é poder oferecer uma área de alcance ampla - em regiões com boa cobertura de 4G. O contato entre o controle e o aparato voador será viabilizado sem perda de sinal e/ou falhas - que podem colocar em risco a integridade física de um aparelho tão caro.

Uma das principais características de um drone com acesso à internet móvel, além do que já foi mencionado acima (evitar perda de sinal em ambientes montanhosos, ou mesmo com a interferência de prédios e outras construções), é que, mesmo com todas essas melhorias, ainda será possível manusear remotamente uma máquina que está localizado em outra cidade, ou até mesmo de outro país.

Continua após a publicidade

Essas são evoluções muito valorizadas por entusiastas da tecnologia no mundo inteiro, pois em um cenário ideal, expande o alcance do aparelho para distâncias inimagináveis.

O Dongle 4G contará com uma entrada USB-C. Informações sobre planos de dados compatíveis com os cenários desejados ainda não foram detalhados. E, apesar dos aprimoramentos oferecidos para este apetrecho, as legislações locais podem ser os fatores limitantes presentes em muitos países.

Resta apenas aguardar para observar como a legislação brasileira será aplicada ao Mavic 3 - e os outros drones com cada vez mais funcionalidades que existirão em um futuro não muito distante. Com o amadurecimento desta tecnologia, inúmeros países estão criando leis específicas para coibir o mau uso desta ferramenta moderna.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: dji.com, dronefriendly.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.