O governo federal acaba de informar que a partir desta segunda-feira (07), o Brasil fará parte do programa Global Entry. O programa é uma ação que acelera o processo de entrada nos Estados Unidos, evitando filas no setor de imigração. Para quem já precisou enfrentar alguma fila no setor de imigração, sabe que o processo além de demorado pode ser extenuante.
O Global Entry é um programa do serviço de Alfândega e Proteção de Fronteira dos EUA, que permite a entrada de viajantes, a partir de uma pré-aprovação, através de quiosques automáticos, para acelerar o processo de imigração. É importante ressaltar que a adesão ao programa não altera a necessidade de concessão do visto americano. De acordo com o governo, a entrada simplificada em solo americano "estimulará contatos empresariais, interação cooperativa e turismo, fortalecendo as relações entre os dois países".
Como Participar
Para se cadastrar e fazer parte do programa Global Entry, é preciso:
- Realizar sua inscrição na plataforma do programa;
- Criar uma conta TTP (Trusted Travelers Programs) independente da sua idade;
- Após aprovação da conta TTP, é necessário pagar uma taxa de inscrição de US$ 100 (não reembolsável);
- Depois você será instruído a marcar uma entrevista em um dos centros de inscrição cadastrados;
- Para entrevista será necessário apresentar passaporte válido e demais documentos como carteira de identidade;
- Aguardar a aprovação pela Autoridade de Aduanas dos EUA.
Brasil busca fazer parte do GE desde 2015
As negociações para entrada do Brasil no programa iniciaram, em 2015, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Durante o ano de 2019, o Ministério das Relações Exteriores iniciou a fase de testes. Porém, somente em março de 2020, o governo federal publicou um decreto com as primeiras regras que precisariam ser adotadas para aprovação da adesão do Brasil ao programa.
É importante ressaltar que mesmo fazendo parte do programa, a aprovação do cadastro dos brasileiros cabe exclusivamente à Autoridade de Proteção de Fronteiras e Alfândega dos EUA, que possui total liberdade para negar a inscrição de qualquer brasileiro, independente do motivo.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: G1