Moto elétrica com nióbio brasileiro quer quebrar recorde de velocidade e atingir 403 km/h
Créditos: Lightning Motorcycles/Reprodução

Moto elétrica com nióbio brasileiro quer quebrar recorde de velocidade e atingir 403 km/h

Parceria entre montadora americana e metalúrgica brasileira busca criar uma moto mais leve e ultraveloz

A fabricante americana Lightning Motorcycles, fechou uma parceria com a metalúrgica brasileira CBMM, líder mundial em extração de nióbio, para construir uma moto elétrica comercia recordista em velocidade. A intenção é fabricar uma moto elétrica mais leve e eficiente que consiga atingir 403km/h e quebrar o recorde de velocidade de uma moto comercial.

Para Mariana Perez de Oliveira, gerente de desenvolvimento de mercado da CBMM, a parceria irá servir de plataforma para utilizar o nióbio, metal relativamente comum que possui cerca de 90% de toda sua jazida mundial localizada no Brasil, em tecnologias de veículos de alta performance. 

O projeto encontra-se em desenvolvimento e até o momento não há previsão de quando o veículo de duas rodas elétrico será montado e testado. Mariana complementa que o Nióbio irá oferecer vantagens que vão além da redução do peso, permitindo a construção de componentes altamente resistentes.

A ideia é demonstrar, na prática, as vantagens da aplicação do Nióbio, já que a adição do metal pode trazer inúmeros benefícios para o projeto, como redução de peso e melhor eficiência energética, além de contribuir diretamente para a segurança - Mariana Perez, CBMM

 

Estamos ansiosos em trabalhar com a CBMM para inovar ainda mais tecnologias de nióbio que podem ser transformadas em benefícios reais não só para motos elétricas, mas para todos os tipos de veículos - Richard Hatfield, Lightning Motorcycles CEO

 

A parceria entre as duas empresas é, sem dúvidas, uma boa notícia para a indústria brasileira. Caso o projeto seja bem sucedido, as tecnologias aplicadas nele devem tornar o metal nióbio ainda mais desejado no mercado de veículos de alta performance. O falecido e emblemático político brasileiro, Enéas Carneiro, com certeza estaria bem feliz com essa notícia.

Continua após a publicidade

Moto elétrica mais rápida do mundo atinge 456km/h

Espera, você não acabou de dizer que o recorde a ser quebrado era de 403km/h? Isso mesmo. O recorde que a Lightning Motorcycles busca quebrar é o recorde de velocidade de uma moto comercial. Porém o título de moto elétrica mais rápida fica para a da empresa Voxan Motors, que atingiu 456 km/h na categoria moto elétrica parcialmente aerodinâmica com menos de 300kg.

Ou seja, estamos falando de uma moto com foco em aerodinâmica, que em design fica bem longe dos modelos comerciais que vemos no mercado. Abaixo, você acompanha o vídeo da Voxan Motors no momento em que quebrou o recorde.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Niobium
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.