Wi-Fi 7 deve receber dispositivos compatíveis já em 2023 e pode atropelar o Wi-Fi 6E
Créditos: Mediatek/Reprodução

Wi-Fi 7 deve receber dispositivos compatíveis já em 2023 e pode atropelar o Wi-Fi 6E

Firma de especialistas aponta que escassez de componentes deve fazer com que consumidores esqueçam o 6E

De acordo com previsões do grupo Dell'Oro, especializado em dados do setor de telecomunicações, os problemas com a escassez de componentes irão dificultar a entrada do Wi-Fi 6E no mercado. O grupo afirma que a chegada de dispositivos com suporte ao Wi-Fi 7, a partir de 2023, deve fazer com que usuários "esqueçam" o Wi-Fi 6E.

O fundador e CEO do grupo, Tam Dell'Oro comenta que as dificuldades em suprir a demanda levaram fabricantes a reformular modelos Wi-Fi 6 com componentes mais acessíveis. "Nossas entrevistas com pessoas do setor revelaram que usuários estão pedindo pelo Wi-Fi 6, não o 6E. Dessa forma, se as companhias tiverem que priorizar a produção, eles irão focar no Wi-Fi 6". O CEO comenta que essas dificuldades estão atrasando a adoção do Wi-Fi 6E. 

Portanto, a partir de 2023, quando os problemas com escassez de componentes começarem a normalizar, o grupo prevê que os consumidores irão buscar diretamente dispositivos compatíveis com Wi-Fi 7, deixando o 6E de lado.

TrendForce prevê Wi-Fi 6 e 6E dominando mercado em 2022

Empresas como a Asus apostam em novos roteadores MESH Wi-Fi 6E, de alta velocidade e com três bandas, com a intenção de oferecer mais estabilidade e maiores velocidades de conexão ao mercado. Se por um lado, a previsão do grupo Dell'Oro aponta para a não adoção do 6E, estimativas da TrendForce afirmam que o Wi-Fi 6 e 6E representarão mais de 50% do mercado até o final de 2022.

Parece certo que a partir de 2023 veremos os primeiros dispositivos compatíveis com o Wi-Fi 7. Entretanto, ainda é cedo para afirmarmos qual será a situação do mercado durante os últimos meses de 2022. 

A escalada da modalidade Wi-Fi 6 com suporte a 6GHz parece acertada durante esse ano. Porém, como apontou o grupo Dell'Oro, caso a escassez de componentes e dificuldades em suprir a demanda forcem as fabricantes a optarem por dispositivos com suporte ao Wi-Fi 6, talvez a versão 6E acabe se tornando um setor nichado e esquecido, que em 2023 poderá ser atropelado pelo Wi-Fi 7. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Guru3D
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.