Vídeo impressionante da SpaceX mostra foguete se separando a 5984 km/h

Pela primeira vez é possível conferir todas as etapas do processo lançamento em alta definição

Vídeo impressionante da SpaceX mostra foguete se separando a 5984 km/h
Créditos: SpaceX/Twitter

A SpaceX compartilhou recentemente imagens muito impressionantes da decolagem do seu foguete Falcon 9, que foi contratado pela Agência Espacial Italiana para lançar o seu satélite de observação da terra COSMO-Skymed (COnstellation of small Satellites for the Mediterranean basin Observation)

O vídeo é um raro registro colorido e em alta definição dos dois estágios separados da Falcon 9 e que pôde ser capturado ainda durante o seu voo, permitindo que todo o processo e retorno do primeiro estágio a terra.

28/01/2022 às 13:00
Notícia

Lixo espacial: foguete abandonado da SpaceX deve cair na Lua ...

Falcon 9, lançada em 2015, terá colisão com a Lua estudada por especialistas

É interessante pontuar que a SpaceX é a única entidade no mundo que é capaz de pousar os propulsores de foguete de primeiro estagio de um veiculo de lançamento de elevador médio, o que faz com que o Falcon 9 seja um dos foguetes mais baratos do mundo, permitindo que eles economizem recursos na produção de um novo foguete.

Conforme declarações feitas pelo diretor executivo da empresa, Elon Musk, que sugeriu que "a maior parte dos custos para um lançamento do Falcon 9 que reutiliza em seu primeiro estágio são aqueles para o segundo ou superior estágio, que é incapaz de aterrissar."

O que acontece durante o voo

A declaração de Musk se refere ao fato de que durante o voo, o primeiro estágio do foguete é o responsável por quase todo o trabalho de empurrar a carga do foguete para fora da nossa atmosfera terrestre.

É nessa fase que o Falcon 9 consegue ultrapassar 5.000 quilômetros por hora, para que em seguida seus motores principais desliguem para que o primeiro estágio possa se destacar do foguete para pousar de volta a terra.

07/02/2022 às 10:43
Notícia

Facebook e Instagram podem parar de funcionar na Europa de ac...

Recentemente as ações da empresa caíram 25% após o relatório financeiro apresentar uma diminuição no ...

Continua após a publicidade

Depois de destacado e seguro, longe o suficiente do segundo estágio, o primeiro estágio se reorienta de modo que possa ter certeza de que seus motores estejam apontando o local de pouso. Com os motores Merlin ativos, reacendem para diminuir a velocidade do meio do foguete para garantir que o pouso tenha sucesso.

Uma curiosidade é que a quantidade de vezes que os motor de vácuo Merlin vai desligar e reacender para continuar o restante da viagem depende unicamente da trajetória de suas cargas. Os cargas com destinos mais altos em altitudes demandaram maior impulso antes que estas possam chegar a seu destino.

Todo esse evento descrito pode ser visto no vídeo logo acima, o que torna essa filmagem um valioso registro em alta definição de todo o processo de lançamento.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: https://wccftech.com/spacex-shares-breathtaking-video-of-rocket-separating-at-5984-km-h/
User img

Diogo Batista

Um apaixonado por games, filmes de horror, livros e metal extremo. Começou a produzir conteúdo na internet quando tudo ainda era mato e não parou mais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.