Extensão para Chrome corta uso excessivo de memória RAM
Créditos: Imagem/ Divulgação joue.quroi - Auto Tab Discard

Extensão para Chrome corta uso excessivo de memória RAM

Outros navegadores também possuem suas opções para reduzir o uso de RAM

O Google Chrome, além de bastante versátil e funcional, também é conhecido por ser um navegador que consome muito do uso das memórias RAM dos computadores. Os desenvolvedores do Chrome já se esforçaram bastante para que o programa fosse mais rápido. Recentemente, inclusive, uma nova atualização para tornar a pesquisa mais rápida foi realizada e, para isso, o navegador utiliza-se das memórias RAM dos PC, para seguir funcionando o melhor possível. Mas uma extensão gratuita pode frear este uso de RAM agressivo que o navegador da Google faz. 

04/02/2022 às 15:27
Notícia

Reels no Facebook e muito mais: veja possíveis novidades do I...

Leaker seu achados em "mineração" do código fonte do Instragram

Chamada de Auto Tab Discard, a extensão coloca as abas que não estão sendo utilizadas em suspensão, fazendo com que a necessidade de memória RAM seja reduzida. Como contrapartida, no entanto, as abas suspensas demorarão um pouco a mais para começar a funcionar quando forem novamente ativadas. A velocidade da internet também influenciará no carregamento das páginas. 

Segundo os desenvolvedores da extensão, o recurso também contribui para que dispositivos portáteis reduzam o consumo de energia. Com o Auto Tab Discard há também a possibilidade de configurar que determinados sites não entrem em suspensão e um período de tempo para que algo entre em suspensão. A descrição ainda garante que as abas serão restauradas com todas as informações anteriores intactas. 

 

Recursos de outros navegadores

Na cruzada contra o consumo excessivo de RAM, o Edge já apresentava uma funcionalidade bastante similar ao Auto Tab Discard do Chrome. Em 2020, a Microsoft chegou a anunciar que o recurso reduzia até 27% do uso de memória RAM. 

Já o Opera GX Gaming, a versão gamer do Opera, possibilita que os usuários coloquem um limite no uso de memória RAM e CPU. Através do painel GX Control é possível habilitar e personalizar as limitações para que os componentes do PC não tenham seu uso consumido apenas pelo navegador. Ao limitar e forçar o Opera GX, no entanto, é possível que ele tenha uma queda de desempenho pela demanda de mais potência. 

 

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: PC Gamer, zdnet
User img

Andre Bassani

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.