O pai tá on: James Webb está com todas as câmeras ativadas
Créditos: Divulgação/NASA

O pai tá on: James Webb está com todas as câmeras ativadas

Sextou e o telescópio já está quase pronto para iniciar os trabalhos

Primeira sexta-feira do mês é, talvez, um dos dias mais alegres do período. Principalmente para quem já recebeu e para quem está envolvido no projeto do telescópio James Webb, que finalmente capturou seus primeiros fótons de luz estelar ao ligar suas câmeras. Ainda não quer dizer que ele esta em operação total, mas falta pouco! 

03/02/2022 às 15:15
Notícia

NASA já prepara o funeral da Estação Espacial Internacional

ISS ficará em operação até 2030, mas seu lugar de descanso já foi definido

James Webb: luz, câmera e alinhamento!

Nesta semana o telescópio espacial James Webb ativou as suas câmeras de infravermelho próximo (espectroscopia no infravermelho próximo), ou NIRCam em inglês, acrônimo para Near Infrared Camera. Essa e a primeira de diversas etapas que o telescópio realizará até estar totalmente funcional. Feito isso, agora o James Webb inicia o o alinhamento dos seus 18 espelhos. Esse processo demorará entre três e cinco meses, muito para nós, mas pouco se analisarmos que a produção do telescópio começou em 1996. Depois que terminar de alinhar os espelhos, finalmente o James Webb iniciará suas primeiras imagens em alta qualidade para a terra. Ficamos no aguardo!

James Webb: anos de produção até o lançamento

 


Fonte: Divulgação/NASA.

O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.

Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro para o lançamento.

21/01/2022 às 18:40
Notícia

NASA encontra buraco negro que está "fabricando" es...

Evento ajudará a entender a formação do universo e de galáxias

Continua após a publicidade

Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: PetaPixel Fonte: NASA
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.