Primeira sexta-feira do mês é, talvez, um dos dias mais alegres do período. Principalmente para quem já recebeu e para quem está envolvido no projeto do telescópio James Webb, que finalmente capturou seus primeiros fótons de luz estelar ao ligar suas câmeras. Ainda não quer dizer que ele esta em operação total, mas falta pouco!
NASA já prepara o funeral da Estação Espacial Internacional
ISS ficará em operação até 2030, mas seu lugar de descanso já foi definido
James Webb: luz, câmera e alinhamento!
Nesta semana o telescópio espacial James Webb ativou as suas câmeras de infravermelho próximo (espectroscopia no infravermelho próximo), ou NIRCam em inglês, acrônimo para Near Infrared Camera. Essa e a primeira de diversas etapas que o telescópio realizará até estar totalmente funcional. Feito isso, agora o James Webb inicia o o alinhamento dos seus 18 espelhos. Esse processo demorará entre três e cinco meses, muito para nós, mas pouco se analisarmos que a produção do telescópio começou em 1996. Depois que terminar de alinhar os espelhos, finalmente o James Webb iniciará suas primeiras imagens em alta qualidade para a terra. Ficamos no aguardo!
James Webb: anos de produção até o lançamento
Fonte: Divulgação/NASA.
O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.
Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro para o lançamento.
NASA encontra buraco negro que está "fabricando" es...
Evento ajudará a entender a formação do universo e de galáxias
Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: PetaPixel Fonte: NASA