Computadores quânticos serão capazes de decifrar algoritmo do Bitcoin, algum dia
Créditos: Wccftech/Reprodução

Computadores quânticos serão capazes de decifrar algoritmo do Bitcoin, algum dia

De acordo com pesquisadores da Universidade de Sussex dentro de 10 anos o futuro da cripto pode ser ameaçado

Pesquisadores da Universidade de Sussex, na Inglaterra, estimaram o tempo necessário para um computador quântico quebrar o algoritmo do Bitcoin.Eles apontam que nenhum computador quântico é capaz de tal feito no momento, mas dentro dos próximos dez anos o futuro das criptomoedas pode estar ameaçado.

O pesquisador da Universidade de Sussex e do grupo Ion de Tecnologia Quântica, Mark Webber, examinou o algoritmo SHA-256, utilizado na codificação do Bitcoin. Segundo Webber o supercomputador da IBM com capacidade de 127 qubits, ainda é considerado pequeno para quebrar o sistema de segurança da criptomoeda. A pesquisa aponta que um computador com capacidade de 317 milhões de qubits levaria até uma hora para penetrar a criptografia do Bitcoin.

Cada transação recebe uma chave de verificação criptografada, caso a chave seja quebrada o hacker terá acesso ao valor da transação. Webber comenta que existe uma janela onde o ataque precisará ser realizado, que pode variar entre dez minutos até uma hora. 

As transações são anunciadas e existe uma chave associada com cada transação. Existe uma pequena janela onde essa chave está vulnerável e que varia, mas usualmente é entre 10 minutos até uma hora - Mark Webber

 

 

Dessa forma, para processar um hack de dez minutos na criptografia será necessário um supercomputador capaz de processar 1.9 bilhões qubits de código. De acordo com os próprios pesquisadores, um computador quântico capaz de quebrar a criptografia do Bitcoin em 10 minutos ainda está a uma década de distância.

Apesar dos cálculos e preocupação dos pesquisadores de Sussex, no atual momento a criptografia do Bitcoin ainda é extremamente segura. Além disso, até um supercomputador capaz de colocar o universo das criptos em risco cair em mãos erradas, deve demorar bastante.

Ataque hacker gera prejuízo à cripto Solana

Mesmo consideradas transações seguras, não quer dizer que elas estejam imunes a ataques hackers, como é comprovado pelo recente caso que colocou o equivalente a R$ 1,7 bilhão em Ethereum no bolso de hackers. O golpe aconteceu através da ponte blockchain Wormhole (buraco de minhoca), criada pela Solana Labs que permite a conversão rápida de tokens.

A Wormhole é um projeto de finança descentralizada (DeFi) entre Blockchains que permite aos usuários converter Ethereum a um criptoativo equivalente Solana (wETH). O tal buraco de minhoca funciona como um serviço de custódia de ETH dos usuários, ao mesmo tempo que fornece um token Solana compatível. Em suma, é como se o usuário trocasse Ethereum por Solana. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Wccftech, Benzinga
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.