O deputado André Figueiredo (PDT-CE) apresentou ao senado um projeto que busca criar novo imposto que irá incidir sobre as plataformas de streaming de música. Plataformas como Spotify, Deezer e Google Play Music precisarão pagar tributo de 1% e 4% sobre o rendimento bruto das plataformas, caso projeto seja aprovado.
Twitter pode permitir posts sem limite de caracteres com funç...
Depois dos fios, recurso deve ser outra opção aos usuários que preferem textos maiores
Ainda em tramitação na câmara, o novo projeto de lei 3432/21 prevê um sistema de contribuição semelhante ao que ocorre na cadeia audiovisual e será batizado como: Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Musical Brasileira (Condemúsica).
O dinheiro arrecadado será utilizado para criar um Fundo Nacional da Cultura (FNC), que deverá estimular as atividades da indústria musical brasileira. Figueiredo afirma que o projeto é inspirado na tributação das plataformas realizada por outros países. "Essas empresas, embora ano a ano venham incrementando suas receitas no País com a oferta de obras nacionais, ainda não contribuem financeiramente para o cumprimento de políticas de fomento à indústria local em patamares compatíveis com os praticados por outros agentes econômicos que operam no setor cultural", afirmou o deputado.
Condemúsica fomentará projetos nacionais
Segundo o projeto de lei 3432/21, a base do cálculo da tributação será tabelada através da receita bruta anual, com alíquotas de 1% e 4%. Plataformas de streaming de música com receitas de até R$ 10 milhões ao ano estarão isentas do imposto.
Caso aprovada, a Condemúsica será recolhida anualmente em março para gerar serviços de acesso a conteúdo musicais nacionais, fomentando projetos brasileiros. o FNC irá estimular as atividades da indústria musical. O novo tributo também prevê a geração de serviços remunerados por publicidade.
Além disso, a proposta também permitirá que as plataformas de música deduzam metade da sua tributação, desde que invistam o mesmo valor em programas e projetos da indústria musical nacional, que serão selecionados por um comitê gestor.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Câmara