Quênia utilizará ônibus elétricos no seu sistema de transporte público
Créditos: Mustafa Omar/Unsplash

Quênia utilizará ônibus elétricos no seu sistema de transporte público

País será pioneiro no uso de veículos elétricos no continente africano

Quênia, país do leste africano, tomou um grande passo para a eletrificação dos transportes no continente. A Autoridade de Transporte da Área Metropolitana de Nairobi (NAMATA, em inglês), capital do país, convocou negociantes para ofertarem a venda e leasing (arrendamento ou empréstimo) de ônibus elétricos, híbridos ou movidos a biodiesel que serão usados no sistema de transporte público de Nairobi.

01/02/2022 às 15:50
Notícia

Tesla realiza mais um recall de veículos: 53.822 carros com p...

Motivo de novo recall é sistema de autodireção não parando em cruzamentos

Quênia visa implementar BRT eficiente e sustentável

BRT, Bus Rapid Transit, é um sistema de transporte de ônibus focado em cidades populosas. Entre as características do BRT estão a utilização ônibus de grande capacidade de passageiros — como os articulados — e faixas exclusivas. No Quênia, somente 5% dos veículos são elétricos (com a grande maioria de uso pessoal). Com essa proposta de um sistema de BRT com ônibus sustentável, o país será o pioneiro da eletrificação no continente. Na publicação do convite, a NAMATA disse que quer estabelecer e implementar um sistema "seguro, eficiente e sustentável" na metrópole de Nairobi.

No caso do leasing dos veículos, a NAMATA dá a opção de três períodos: três, sete ou 12 anos. O órgão público pretende terminar as obras do sistema BRT até o fim deste ano, mesmo prazo que será finalizado a construção da infraestrutura para veículos leves sobre trilhos (VLT). A implementação do sistema de transporte público — que visa ser eficiente e sustentável — servirá para diminuir (ou tentar) o congestionamento em Nairobi, maior cidade da África Oriental e cuja área metropolitana possui uma população de quase 10 milhões de pessoas (apenas na capital são mais de 4,3 milhões habitantes).

Inovação no transporte e pagamento digital

 

A inovação do Quênia não será somente na eletrificação do transporte público. O país pode ser uma porta de entrada para empresas do ramo de veículos elétricos no continente e servir de exemplo para países vizinhos. O Quênia tem planos de encerrar o uso de veículos movidos a combustível fósseis até 2040. O sistema de pagamento do BRT será realizado por meios digitais, em que os usuários compraram créditos para usar os transportes (igual a diversas cidades no Brasil).

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tech Crunch
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.