O Quênia, país do leste africano, tomou um grande passo para a eletrificação dos transportes no continente. A Autoridade de Transporte da Área Metropolitana de Nairobi (NAMATA, em inglês), capital do país, convocou negociantes para ofertarem a venda e leasing (arrendamento ou empréstimo) de ônibus elétricos, híbridos ou movidos a biodiesel que serão usados no sistema de transporte público de Nairobi.
Tesla realiza mais um recall de veículos: 53.822 carros com p...
Motivo de novo recall é sistema de autodireção não parando em cruzamentos
Quênia visa implementar BRT eficiente e sustentável
O BRT, Bus Rapid Transit, é um sistema de transporte de ônibus focado em cidades populosas. Entre as características do BRT estão a utilização ônibus de grande capacidade de passageiros — como os articulados — e faixas exclusivas. No Quênia, somente 5% dos veículos são elétricos (com a grande maioria de uso pessoal). Com essa proposta de um sistema de BRT com ônibus sustentável, o país será o pioneiro da eletrificação no continente. Na publicação do convite, a NAMATA disse que quer estabelecer e implementar um sistema "seguro, eficiente e sustentável" na metrópole de Nairobi.
No caso do leasing dos veículos, a NAMATA dá a opção de três períodos: três, sete ou 12 anos. O órgão público pretende terminar as obras do sistema BRT até o fim deste ano, mesmo prazo que será finalizado a construção da infraestrutura para veículos leves sobre trilhos (VLT). A implementação do sistema de transporte público — que visa ser eficiente e sustentável — servirá para diminuir (ou tentar) o congestionamento em Nairobi, maior cidade da África Oriental e cuja área metropolitana possui uma população de quase 10 milhões de pessoas (apenas na capital são mais de 4,3 milhões habitantes).
Inovação no transporte e pagamento digital
A inovação do Quênia não será somente na eletrificação do transporte público. O país pode ser uma porta de entrada para empresas do ramo de veículos elétricos no continente e servir de exemplo para países vizinhos. O Quênia tem planos de encerrar o uso de veículos movidos a combustível fósseis até 2040. O sistema de pagamento do BRT será realizado por meios digitais, em que os usuários compraram créditos para usar os transportes (igual a diversas cidades no Brasil).
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Tech Crunch