Casas inteligentes: 5 tecnologias que facilitam a rotina no lar
Créditos: Bence Boros/Unsplash

Casas inteligentes: 5 tecnologias que facilitam a rotina no lar

Veja alguns dispositivos que você pode ter em sua casa

Dados do Smart Home Report 2021, publicado pelo Statista, projeta um crescimento anual de 17,61% na receita do mercado de casa inteligente no Brasil, somando um volume de US$ 2.568 milhões até 2026. O relatório também prevê que o número de residências ativas chegue a 11 milhões de usuários nesse período.

07/01/2022 às 16:26
Notícia

M-Pwr Smart Door: a porta da frente da sua casa também será i...

O conceito foi anunciado ainda em 2021, mas na última semana os visitantes da CES puderam vê-la em ação

Para mostrar algumas das coisas principais tecnologias de casa inteligente, separamos cinco inovações para você ficar de olho. Algumas dessas tecnologias já têm vídeos por aqui no Mundo Conectado.

1. Assistente de voz

Os assistentes virtuais foram os primeiros produtos que apresentaram ao consumidor a possibilidade de automatizar a sua casa. A Alexa, assistente da Amazon, a Siri, da Apple, e o Google Home, que apresenta funções semelhantes, estão entre os itens mais conhecidos do mercado.

O objetivo é que esse assistente se torne um auxiliar no lar, conectando-se com os outros dispositivos automatizados para checar compromissos, dar dicas de previsão do tempo, ligar ou desligar algum equipamento ou programar desde o que você vai comer no jantar até a próxima música a ser tocada.

2. Lâmpada inteligente

 

Se você busca praticidade e economia, as lâmpadas inteligentes de LED são uma opção. Elas podem se conectar ao assistente ou ao seu celular. Também há modelos que podem mudar de cor de acordo com o momento do dia, o ambiente ou o seu humor.

Algumas podem auxiliar a ter uma melhor noite de sono, diminuindo a iluminação ou apagando a luz quando for a hora de dormir. Além disso, programar as lâmpadas da casa ou contar com sensores de presença pode gerar economia nas contas de energia e evitar o desperdício.

Continua após a publicidade

3. Fechaduras automáticas

 

Além dos sistemas de luz e som integrados, um dos primeiros passos para ter uma casa inteligente é contar com fechaduras de alta tecnologia. Esses dispositivos dispensam chaves e podem funcionar com senhas, cartões ou com a biometria, criando configurações de entrada para diversos usuários.

A instalação desses equipamentos é considerada simples e os fabricantes oferecem funções como a possibilidade de trancar ou destrancar de qualquer lugar e o “Não perturbe”, travando a residência por dentro, não permitindo que outros usuários abram a porta do lado de fora. Ainda não temos nenhum vídeo sobre isso aqui no Mundo Conectado. Assine nosso canal para saber quando publicarmos uma análise dessa tecnologia

4. Câmeras inteligentes

 

Um item que não pode faltar em uma casa inteligente é uma câmera de monitoramento interno de boa qualidade. Integradas ao celular ou ao tablet, elas podem ser conferidas quando você não estiver no imóvel, a qualquer momento.

Obviamente, o principal benefício desse equipamento é a segurança, mas é possível notar outras vantagens de se possuir um bom sistema de monitoramento em casa: maior controle de quem entra e sai do imóvel, agilidade em caso de emergências e acompanhamento das atividades das crianças e dos animais de estimação são algumas delas.  Ainda não temos nenhum vídeo sobre isso aqui no Mundo Conectado. Assine nosso canal para saber quando publicarmos uma análise dessa tecnologia!

5. Geladeira inteligente

 

A geladeira pode ser um dos eletrodomésticos mais queridos da sua casa e talvez o mais necessário. Afinal, todo mundo precisa comer e muita gente adora bater um rango. Com tanta importância, era natural que o conceito de smart home chegasse para a geladeira. Aqui no Mundo Conectado publicamos recentemente o vídeo da LG Instaview Door-in-Door.

29/01/2022 às 15:31
Vídeo

Geladeira Top! LG Instaview Door-in-Door possui design inteli...

Geladeira smart permite ver os produtos sem abrir a porta e interage com o app ThinQ da LG

Continua após a publicidade

As geladeiras inteligentes, assim como a LG Instaview, permitem que você utilize um aplicativo no smartphone para controlar a temperatura e verificar se a porta foi corretamente fechada ou não. Em um ecossistema de smart home, ainda mais integrações e tecnologias serão possíveis com a geladeira. "Alexa, escaneie a geladeira e faça a lista de compra" é logo ali.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Statista
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.