A NASA anunciou que o lançamento da missão Artemis 1 foi adiado. Originalmente programado para março, a missão que tem como objetivo testar as tecnologias para o retorno da humanidade à lua só será realizada em abril ou maio.
Telescópio Hubble captura imagem de duas galáxias prestes a s...
Imagem pode ser considerada um spoiler do nosso futuro
NASA adia Artemis 1 para realizar mais preparativos
A primeira missão do Programa Artemis não fará nenhum pouso no satélite, apenas orbitará a Lua para testes da Orion — espaçonave que levará uma tripulação na segunda missão — e enviar mais de dez CubeSats, pequenos satélites artificiais, para pesquisas científicas durante a viagem e na órbita lunar. O motivo do adiamento é que a NASA quer realizar mais ajustes na integração entre a Orion e o Space Launch System (SLS), foguete responsável pela propulsão da espaçonave. Esses ajustes são realizados no VAB, sigla em inglês para Setor de Montagem de Veículo, localizado no SLS. A NASA espera lançar a missão da sua plataforma na Flórida em abril ou maio.
Programa Artemis: a humanidade volta à lua
O Programa Artemis terá três missões. A Artemis 1, não tripulada, servirá como um teste para o foguete SLS e a espaçonave Orion, além de testar também outras tecnologias da NASA para as missões tripulados na órbita lunar. Em maio de 2024 (se tudo ocorrer como o planejado), será a vez da Artemis 2 levar humanos para a órbita da lua e além da órbita baixa pela primeira vez desde 1972, quando foi realizada a última missão Apollo. A Artemis 3 deve acontecer em 2025 e finalmente pousará com humanos na Lua, 53 anos após a última visita ao satélite natural.
"Alexa, fly me to the moon"
A frase acima daria uma bela propaganda na voz de Frank Sinatra, cantor da música Fly Me To The Moon. Mas a Amazon pode se contentar em ver a assistente virtual Alexa tocar a música após atender o pedido de um astronauta na missão Artemis 1. A empresa terá sua assistente virtual presente na missão, a primeira da NASA no seu projeto de levar novamente pessoas à lua. A Alexa será testada na sua função normal, de assistente, integrada na Orion, espaçonave fabricada pela Lockheed Martin. Os astronautas poderão usar a assistente virtual para receber informações de telemetria em tempo real, como "Alexa, qual a velocidade da Orion", "Alexa, qual temperatura da cabine". Bem Star Trek essa Orion. E ah, a Artemis I não será tripulada: para testar o uso da Alexa foi desenvolvido uma tripulação virtual sediada em Houston. E para celebrar a parceria, novas interações com a Alexa serão lançadas no dia da missão. Mas você pode dizer "Alexa, leve-me para a lua" para receber lembretes da Artemis I.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.