Raio com 768km é reconhecido como maior raio já registrado na história
Créditos: WMO/Reprodução

Raio com 768km é reconhecido como maior raio já registrado na história

Organização Mundial de Meteorologia também estabeleceu novo recorde para raio de maior duração, com 17 segundos

A Organização Metereológica Mundial (WMO) reconheceu na última terça-feira (01) dois novos recordes para maior raio e raio mais duradouro. O recorde de maior distância coberta pelo mesmo raio foi registrado em abril de 2020, nos Estados Unidos, com 768km. Já o raio mais duradouro foi para um relâmpago que atravessou a fronteira entre Uruguai e Argentina em junho de 2020 que durou 17 segundos.

Os dois novos recordes aconteceram em regiões de planície, facilitando a criação de sistemas de tempestades combinadas, o que leva a ocorrência de tais fenômenos surpreendentes. Os resultados apresentados pela WMO foram publicados no Bulletin of the American Meteorological Society, após a comprovação de sua veracidade.

Em ambos os casos, o raio não atingiu o solo, apenas se espalhando entre as nuvens. Os pesquisadores afirmam que tais eventos meteorológicos, conhecidos como Megarraios não acontecem em tempestades comuns. "Eles exigem nuvens eletrificadas expansivas que descarregam a taxas suficientemente baixas para facilitar relâmpagos horizontais únicos, que abrangem distâncias extraordinárias".

Tais raios só podem ser observados através de satélites geoestacionários, por esse motivo existe uma margem de erro para o real tamanho do recorde de maior raio. Pesquisadores estimam que há uma margem de +/- 8km de extensão no raio de 768km que ocorreu nos Estados Unidos.

Recorde de maior raio já foi brasileiro

A WMO começou a registrar recordes mundiais a partir do ano de 2016. A América Latina é uma região propensa a tempestades de raios devido sua geografia e correntes de ar. O Brasil era o detentor do recorde anterior, por um raio de cerca de 708km de comprimento que aconteceu em 2018, na região sul do país.

A diferença entre o recorde brasileiro e americano é de 60km e pela imagem divulgada pela WMO, podemos ver como o raio de 768km atravessou os estados do Texas, Louisiana e Mississipi perto da costa. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: WMO
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.