Pesquisadores usam drones para combater fezes de pombos
Créditos: Saori A. Almeida

Pesquisadores usam drones para combater fezes de pombos

O único grande "problema" do projeto está no regulamento de segurança para uso de drones

Conhecemos os drones como dispositivos que podem ser muito úteis na hora de criar conteúdo multimídia, ajudar em resgates, monitoramento e até entregar encomendas. Porém uma equipe de pesquisadores descobriu que os drones podem ser úteis contra uma ameaça um pouco mais inusitada: pombos e seus excrementos.

31/01/2022 às 13:00
Notícia

Inglaterra, Irlanda e Japão estão usando drones para fiscaliz...

Legislação está sendo discutida nesses países para a operação das aeronaves

O projeto de pesquisa do Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne (EPFL), na Suíça, basicamente conecta câmeras a um computador e faz uma programação para despachar automaticamente um drone com o objetivo de dispersar pombos que se colocaram em posições bomba no telhado da universidade. A nave é avisada por inteligência artificial, usando uma câmera montada no teto para fornecer evidências visuais das criaturas começando a se reunir.

Apesar de parecer algo que não estaria na prioridade, existem motivos lógicos para essa iniciativa: grandes grupos de pombos estavam fazendo com que o telhado do Centro de Convenções SwissTech da EPFL precisasse ser limpo frequentemente. Os esforços de limpeza recorrentes eram trabalhosos e caros, além de que a grande quantidade de sujeira poderia espalhar doenças e prejudicar a estabilidade do telhado. Pensando nisso, os engenheiros e conhecedores de computação pensaram em uma forma de automatizar a "luta contra os pombos".

Durante um período inicial de observação de três semanas, o sistema acostumou-se às idas e vindas dos pombos e acabou conseguindo calcular quantos pássaros haviam se reunido na estrutura – e até estimar suas coordenadas de GPS. Na segunda fase, após um período de cinco dias, os pesquisadores descobriram que o drone enviado automaticamente pelo sistema 55 vezes não apenas reduziu drasticamente a quantidade de tempo que os pombos ficavam no telhado, mas até reduziu a frequência com que eles retornavam ao lugar para pousar.

27/01/2022 às 14:52
Notícia

Turista francês detido em 2020 por tirar fotos com drone foi ...

Benjamin Brière, de 36 anos foi acusado de espionagem e família pede apoio do governo francês

Continua após a publicidade

Até então, o único "problema" desse projeto é, na verdade, uma parte burocrática que qualquer piloto enfrenta. O regulamento de segurança para uso de drones exige que monitoramento humano para autorizar as ordens do computador para a nave levantar voo - mesmo que seja para espantar pombos. Os autores da pesquisa esperam que, no futuro, esse empeçilho possa ser evitado, permitindo a automatização completa do sistema.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: DroneDJ
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.