Telescópio Hubble captura imagem de duas galáxias prestes a se unirem
Créditos: Divulgação/NASA/ESA

Telescópio Hubble captura imagem de duas galáxias prestes a se unirem

Imagem pode ser considerada um spoiler do nosso futuro

O querido e icônico telescópio Hubble, que já nos presenteou com tantas belas imagens de lugares onde ninguém jamais esteve, registrou mais um belo momento de galáxias muito, muito distantes. As imagens mostram um conjunto de três galáxias, chamado de NGC 7764A, que ficam muito próxima umas das outras. E inclusive parece que duas delas estão se fundindo.

31/01/2022 às 13:50
Notícia

EUA aponta que China pode virar a maior potência espacial nos...

Satélite SJ-21 é capaz de sair de órbita para mover outro satélite

Galáxias copiando a USS Enterprise?

O site da NASA publicou a imagem do conjunto das três galáxias e comparou o formato da interação entre as duas galáxias na parte superior com a USS Enterprise, nave espacial da popular série Star Trek. A galáxia mais acima seria a parte em formato de disco da USS Enterprise, com os braços da galáxia logo abaixo fazendo a estrutura que conecta o disco aos motores e a parte central (que seria o núcleo dessa galáxia do meio). Meio forçado, né? Mas dê uma olhada nas duas que uma hora os olhos batem e vêem um semelhança (foi assim comigo).


Interação entre as galáxias do conjunto NGC 7764A. Fonte: Divulgação/Nasa.


USS Enterprise. Parece com a interação entre as galáxias? Fonte: yentov/freeimageslive.co.uk.

Apesar de parecer que estão se unindo, as galáxias não irão se chocar direto uma na outra. Esse fenômeno, um choque direto, é raro e o que costuma acontecer que a fusão entre elas aconteça de maneira demorada e pelo efeito da gravidade entre os dois objetos se "absorverem". A imagem também pode servir de spoiler para a colisão entre a nossa Via Láctea e Andrômeda. Serão anos de interação até que os buracos negros em seus centros se unam e as duas formem uma única galáxia. Nada acontecerá com o nosso sistema solar, mas até isso acontecer o Sol terá aquecido tanto que não haverá vida na Terra para ver o espetáculo. 

Constelação de Fênix e conjunto NGC 7764A

O conjunto de galáxias NGC 7764A, formado por NGC 7764A1, NGC 7764A2, e NGC 7764A3, está localizada a aproximadamente 425 milhões de anos-luz da Terra. No nosso céu, ela "mora" na constelação de Fênix. Essa constelação, pertencente ao hemisfério celestial sul, é mais visível no mês de novembro. A não ser que você tenha um telescópio do nível do Hubble em casa, não tem como visualizar esse conjunto de galáxias ao olhar para a constelação de Fênix.


Fonte: Till Credner/Allthesky.com.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.