Ericsson quer que justiça impeça venda de produtos Apple no Brasil
Créditos: Hablando de Manzanas/Reprodução

Ericsson quer que justiça impeça venda de produtos Apple no Brasil

Empresa sueca busca restringir o fornecimento de dispositivos para varejistas brasileiras

A intensa disputa judicial entre Ericsson e Apple acaba de ganhar um novo capítulo, dessa vez protagonizado pela Ericsson. A empresa sueca entrou com pedido de uma nova ação liminar contra as atividades da empresa Allied, que gerencia as operações da Apple no Brasil. A Ericsson quer que a justiça impeça a venda de iPhones e demais dispositivos no Brasil. Segundo a ação a Allied é responsável por "distribuir produtos da Apple que infringem suas patentes".

As informações da ação judicial foram divulgadas pelo site FOSS Patents. De acordo com o documento, a Ericsson quer proibir a venda de produtos Apple realizadas pelas varejistas brasileiras. Caso seja acatada, o processo resultaria em corte no fornecimento de produtos para as lojas revendedoras, desabastecendo o mercado. Além disso, a Ericson já protocolou diversas ações contra a empresa da maçã para impedir a venda de produtos, alegando infração em 12 patentes relacionadas ao 3G/4G/5G.

Ela afirma que a empresa norte-americana - Que realmente utilizava suas patentes - não está aceitando as renovações do acordo, desde outubro de 2021. Enquanto isso, a Apple também está movendo ações contra a empresa sueca, tomando as mesmas atitudes para impedir a comercialização de produtos Ericsson em solo americano.  

Toma lá dá cá

Em janeiro de 2022, a Apple solicitou à Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC) que seja proibida a importação de tecnologias da empresa sueca para os EUA. Em sua defesa, a fabricante do iPhone vem alegando que está sendo forçada a aceitar o acordo para utilização das patentes, onde a sueca pede US$ 5 por peça.

Além disso, a empresa alegou ao ITC que a Ericsson já infringiu suas patentes de tecnologia mmWave. Para tentar resolver a situação da forma mais simples possível, a Apple já afirmou que irá remover as acusações caso a Ericsson faça o mesmo. Agora, com mais uma ação judicial sendo protocolada contra a empresa, parece que a briga entre as duas não será resolvida de forma pacífica.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: FOSS Patents, 9TO5MAC
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.