As Olimpíadas de Inverno de Pequim, que começa nesta sexta-feira, dia 4 de fevereiro, terá mais que competições esportivas. A China o Yuan Digital, o método de pagamento oficial para essa edição dos jogos. Atletas receberam até mesmo luvas de esqui e relógios com NFC para os pagamentos. E apesar da inovação, ele vem gerando polêmicas.
Transação de Bitcoin gera tanto lixo eletrônico quanto jogar ...
A alta rotatividade de hardware incentivado pela mineração aumenta a produção de lixo eletrônico
China força Yuan Digital, moeda virtual diferente de criptos
Durante o evento, só serão aceitos como pagamento o Yuan Digital, dinheiro e cartões Visa, que é um dos patrocinadores dos jogos. De acordo com a diretora de Tecnologia e Operações da Tecnobank, Adriana Saluceste, a novidade pode, na verdade, ser uma boa notícia para o futuro das transações financeiras. “O Yuan Digital vem se popularizando na China como um meio alternativo de pagamento às carteiras digitais já existentes. Nos últimos dois anos, a China colocou a moeda em fase de testes e viu nas Olimpíadas de Inverno um apelo para uma prova-real da moeda virtual também entre os estrangeiros”, explica.
A especialista lembra que adotar moedas digitais agiliza o processo das transações feitas e/ou recebidas no exterior. Pequenos depósitos podem ser feitos de forma anônima e, por se tratar de uma moeda com lastro - o que a diferencia das criptomoedas -, é mais difícil usá-la para fins ilícitos. “Resta-nos esperar esse grande teste e saber se o Yuan Digital terá uma melhoria na experiência de usuário para competir com os aplicativos de pagamentos já existentes”, destaca.
No ano passado, a China declarou ilegal todas as transações financeiras realizadas com criptomoedas. A decisão foi tomada, de acordo com o governo, para frear a lavagem de dinheiro e arrecadação de fundos ilegais. O Banco Central da China afirmou que, durante os últimos anos, o comércio com criptomoedas alteraram a ordem econômica e financeira, aumentando a lavagem de dinheiro, esquemas de pirâmides e demais atividades criminosas.
Qual a diferença entre uma moeda digital e outros métodos de pagamentos
O Pix se trata de um pagamento ponto-a-ponto, instantâneo e disponível 24 horas por dia, o que facilitou as transações de pagamentos que ocorrem principalmente entre pessoas físicas. Por sua vez, o cartão de débito é uma forma de pagamento à vista, assim como o Pix ou o uso de dinheiro em espécie.
“Já a moeda digital é uma extensão da moeda física, mas para uso em ambiente virtual, emitida e garantida por autoridade monetária federal. Com ela, é possível movimentar dinheiro que não existe fisicamente. Essas iniciativas estão interligadas para permitir um maior alcance dos serviços bancários digitais”, explica Adriana.
Estados Unidos preocupado com uso de dados dos seus atletas
O governo americano pediu que seus atletas não utilizem o Yuan Digital por medo de vazamentos e de uso indevidos dos dados. Mas há maneiras de garantir que isso não aconteça. De acordo com a especialista, atualmente a segurança da moeda digital é a mesma do dinheiro em papel, mas o governo pode acompanhar de forma mais fácil a oferta de dinheiro. Essa segurança estará muito atrelada à segurança das operadoras, enquanto as autoridades da China controlam o Yuan Digital. “O que pode ser feito é um uso das mesmas tecnologias das criptomoedas blockchain, sistema que permite rastrear o envio e recebimento de informação pela internet, além de ter um protocolo que dita a produção de novos ativos”, finaliza.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.