China lança moeda digital para as Olimpíadas de Inverno 2022
Créditos: Divulgação

China lança moeda digital para as Olimpíadas de Inverno 2022

Diferente de criptomoedas, Yuan Digital possui lastros e garantia de autoridade monetária

As Olimpíadas de Inverno de Pequim, que começa nesta sexta-feira, dia 4 de fevereiro, terá mais que competições esportivas. A China o Yuan Digital, o método de pagamento oficial para essa edição dos jogos. Atletas receberam até mesmo luvas de esqui e relógios com NFC para os pagamentos. E apesar da inovação, ele vem gerando polêmicas.

20/09/2021 às 15:29
Notícia

Transação de Bitcoin gera tanto lixo eletrônico quanto jogar ...

A alta rotatividade de hardware incentivado pela mineração aumenta a produção de lixo eletrônico

China força Yuan Digital, moeda virtual diferente de criptos

Durante o evento, só serão aceitos como pagamento o Yuan Digital, dinheiro e cartões Visa, que é um dos patrocinadores dos jogos. De acordo com a diretora de Tecnologia e Operações da Tecnobank, Adriana Saluceste, a novidade pode, na verdade, ser uma boa notícia para o futuro das transações financeiras. “O Yuan Digital vem se popularizando na China como um meio alternativo de pagamento às carteiras digitais já existentes. Nos últimos dois anos, a China colocou a moeda em fase de testes e viu nas Olimpíadas de Inverno um apelo para uma prova-real da moeda virtual também entre os estrangeiros”, explica.

A especialista lembra que adotar moedas digitais agiliza o processo das transações feitas e/ou recebidas no exterior. Pequenos depósitos podem ser feitos de forma anônima e, por se tratar de uma moeda com lastro - o que a diferencia das criptomoedas -, é mais difícil usá-la para fins ilícitos. “Resta-nos esperar esse grande teste e saber se o Yuan Digital terá uma melhoria na experiência de usuário para competir com os aplicativos de pagamentos já existentes”, destaca.

No ano passado, a China declarou ilegal todas as transações financeiras realizadas com criptomoedas. A decisão foi tomada, de acordo com o governo, para frear a lavagem de dinheiro e arrecadação de fundos ilegais. O Banco Central da China afirmou que, durante os últimos anos, o comércio com criptomoedas alteraram a ordem econômica e financeira, aumentando a lavagem de dinheiro, esquemas de pirâmides e demais atividades criminosas.

Qual a diferença entre uma moeda digital e outros métodos de pagamentos

 

O Pix se trata de um pagamento ponto-a-ponto, instantâneo e disponível 24 horas por dia, o que facilitou as transações de pagamentos que ocorrem principalmente entre pessoas físicas. Por sua vez, o cartão de débito é uma forma de pagamento à vista, assim como o Pix ou o uso de dinheiro em espécie.

“Já a moeda digital é uma extensão da moeda física, mas para uso em ambiente virtual, emitida e garantida por autoridade monetária federal. Com ela, é possível movimentar dinheiro que não existe fisicamente. Essas iniciativas estão interligadas para permitir um maior alcance dos serviços bancários digitais”, explica Adriana.

Continua após a publicidade

Estados Unidos preocupado com uso de dados dos seus atletas

 

O governo americano pediu que seus atletas não utilizem o Yuan Digital por medo de vazamentos e de uso indevidos dos dados. Mas há maneiras de garantir que isso não aconteça. De acordo com a especialista, atualmente a segurança da moeda digital é a mesma do dinheiro em papel, mas o governo pode acompanhar de forma mais fácil a oferta de dinheiro. Essa segurança estará muito atrelada à segurança das operadoras, enquanto as autoridades da China controlam o Yuan Digital. “O que pode ser feito é um uso das mesmas tecnologias das criptomoedas blockchain, sistema que permite rastrear o envio e recebimento de informação pela internet, além de ter um protocolo que dita a produção de novos ativos”, finaliza.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.