Vendas de iPad diminuem, mas Apple aumenta participação no mercado de tablets
Créditos: Divulgação/Apple

Vendas de iPad diminuem, mas Apple aumenta participação no mercado de tablets

Queda é reflexo da alta demanda durante o início da pandemia. Samsung e Lenovo também foram afetadas

29/01/2022 às 15:31
Vídeo

Geladeira Top! LG Instaview Door-in-Door possui design inteli...

Geladeira smart permite ver os produtos sem abrir a porta e interage com o app ThinQ da LG

De acordo com o relatório de mercado mais recente publicado pela IDC (International Data Corporation), no último trimestre (Q4) de 2021 a Apple vendeu 17,5 milhões de iPads. Esse número representa uma queda de 1,6 milhões de unidades em comparação ao mesmo período de 2020, quando foram movimentados 19,1 milhões de tablets da marca.

Mesmo com essa redução de 8,6%, a Apple conseguiu ampliar a sua liderança sobre a rival Samsung e aumentar a sua participação total no mercado. 

E como isso é possível? De acordo com a IDC, a explicação está na queda geral que o segmento de tablets tem enfrentado recentemente, atualmente em torno de 11,9%. As maiores afetadas foram a Samsung e Lenovo, com diminuições nas vendas de 21,6% e 25,6% respectivamente, quando comparadas aos dados do último trimestre de 2020. 

Considerando todo o ano de 2021, temos a Apple com 34,5% de participação de mercado no segmento de tablets, seguida pela Samsung, com 18,3%. Isolando apenas o quarto trimestre, Apple fica com 38% de participação, contra 15,9% da rival Samsung. 

A explicação para essa diminuição no mercado de tablets está no fato de as pessoas terem comprado muitos desses aparelhos no início da pandemia, por conta das rotinas de trabalho remoto e da pandemia da COVID-19. Agora, os níveis de vendas e a demanda estão se estabilizando, retornando a padrões considerados "normais" pela empresa de análises de mercado. 

iPad

Dados animadores, mesmo com queda

Quando somadas, as vendas de tablets chegaram a 46 milhões de unidades no quarto trimestre de 2021. Durante o ano inteiro, as vendas totais chegaram à marca de 168,8 milhões de unidades, a maior desde o ano de 2016.

Apesar da desaceleração, a IDC aponta que as vendas devem permanecer em alta pelos próximos meses, em níveis superiores aos vistos durante o período pré-pandemia, uma vez que muitas empresas e instituições de ensino continuam apostando no trabalho à distância. 

Continua após a publicidade

A IDC destaca que a Apple vem trabalhando em novos recursos para melhorar o ecossistema do iPad, como o Universal Control, disponibilizado em Beta recentemente. Já a Samsung deve anunciar a sua nova geração de tablets com chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 no dia 09 de fevereiro. Leia mais sobre os rumores na matéria a seguir:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: 9to5Mac Fonte: IDC
User img

Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.