Com sanções impostas pelos EUA, Huawei perdeu 81% do mercado mobile em 2021
Créditos: Divulgação Huawei

Com sanções impostas pelos EUA, Huawei perdeu 81% do mercado mobile em 2021

Empresa já chegou a ultrapassar a Apple no ranking de aparelhos vendidos

A Huawei vem sofrendo bastante com as sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos ainda na época da administração Donald Trump, algo que se manteve com a entrada do novo presidente Joe Biden. Por causa disso a gigante chinesa perdeu o acesso a diversos tipos de tecnologias de empresas norte-americanas, o que impactou diretamente na sua divisão de smartphones, que vem apresentando números cada vez menores de vendas de aparelhos.

30/01/2022 às 21:51
Notícia

WhatsApp: Como conversar com alguém sem precisar adicionar o ...

Função também permite que você crie uma conversa com você mesmo

Durante os anos de 2019 e 2020, a gigante chinesa conseguiu alcançar o topo do ranking de empresas que mais vendem smartphones mundialmente, inclusive conseguindo superar a Apple na época. Entretanto, desde 2019 a empresa vem encontrando problemas com o governo norte-americano, impedindo a empresa de acessar a cadeia de suprimento dos EUA sem permissão do Departamento de Comércio.

Isso fez com que a empresa perdesse acesso a diversas tecnologias e softwares, como Google Mobile Services, que impedia ela de usar diversos dos recursos mais importantes do Android. Na China, onde o sistema da Google não é tão utilizado, isso não impactou tão forte inicialmente, mas mundialmente a empresa vem sofrendo bastante com isso, com o seu número de aparelhos vendidos, que um dia chegou a 240,6 milhões de smartphones, caiu -81,6%, vendendo apenas 35 milhões de unidades no ano passado.


Créditos: Reprodução / Omdia

Esses dados, que foram levantados pela Omdia, mostram que a participação de mercado da empresa em todo o mundo caiu de 15% em 2020 para apenas 3% em 2021. Essa queda é tão impressionante que a Honor, antiga subsidiária da Huawei que foi vendida no ano retrasado, vendeu 39,8 milhões de aparelhos, superando sua antiga dona.

Apesar de inicialmente a empresa ter se mantido forte na China, por não ter acesso a tecnologias como os chipsets Qualcomm topo de linha com 5G, ela também viu seus números despencaram no mercado doméstico.

30/01/2022 às 11:20
Notícia

Microsoft e 35 estados norte-americanos apoiam a Epic contra...

Empresa fundada por Bill Gates acredita que tem motivos para se preocupar com as ações da concorrente

Continua após a publicidade

Segundo o levantamento da Counterpoint Research, a empresa dominava o mercado chinês com 23% em 2020, mas durante o ano de 2021 ela apresentou uma queda de -73% no total de aparelhos vendidos, sendo responsável hoje por apenas 7%.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Omdia, PhoneArena, Counterpoint Research
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.