A China quer muito explorar a lua e isso fica evidente no seu plano de exploração lunar, apresentado nesta sexta. O plano para os próximos cinco anos reforça que o país pretende explorar o espaço de maneira pacífica e para proteger sua segurança nacional, além de explicar os projetos para levar uma missão tripulada a lua. Mas não disse nada de instalar cabanas no satélite.
"Cabana" na lua encontrada por rover chinês era jus...
Imagem registrada pelo rover Yutu 2 de "cubo" gerou especulações nas redes
Ser uma potência espacial: o sonho eterno da China
Abrindo o plano há uma aspa do presidente Xi Jinping. "Explorar o vasto cosmo, desenvolver a indústria espacial e transformar a China em uma potência espacial é nosso sonho eterno", disse o presidente. Em 2021 a Agência Espacial Nacional da China (CNSA) lançou o primeiro módulo da sua estação espacial, mas o plano não detalha quando a Agência pretende concluir a construção. A estação espacial chinesa, chamada de Tiangong, Palácio Celestial em mandarim, tinha como previsão ser finalizada e entrar em operação total em 2022. Atualmente há três astronautas no único módulo de Tiangong, que devem encerrar a sua estadia em abril, seis meses após a sua chegada.
Interior do módulo principal da Estação Espacial Chinesa. Fonte: Reprodução/CASC.
Lua vai iluminar os pensamentos dela (China)
A China destaca em seu plano projeto de levar uma missão tripulada à Lua, mas também não indica uma data, um prazo, para isso. O que a CSNA informa é que pretende lançar mais duas sondas para a Lua. Nessa nova corrida espacial, os Estados Unidos devem sair na frente no quesito "pousar na lua" (mesmo que já tenha feito isso antes. A Nasa deve levar a primeira mulher e pessoa não-branca ao satélite até pelo menos 2025. O que a CSNA explica sobre sua missão tripulada na Lua é que passará os próximos cincos estudando e pesquisando as tecnologias para o pouso lunar, uma nova geração de espaçonaves tripuladas e as tecnologias-chaves para a exploração e desenvolvimento da órbita cis-lunar (região que inclui uma pequena área além da órbita lunar). A Agência também quer trabalhar com outras agências para a criação de uma estação de pesquisa na Lua.
Não só de Lua vive a CSNA. A China também quer trazer amostras do solo marciano, enviar sondas para asteroides, explorar o sistema de Júpiter e os limites do sistema solar.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: The Verge Fonte: CNSA