Falha grave: ConecteSUS emite certificado de vacinação mesmo para quem não se vacinou
Créditos: Reprodução/Governo do Brasil

Falha grave: ConecteSUS emite certificado de vacinação mesmo para quem não se vacinou

Usuário relata que o aplicativo leu o QR Code de um PIX e validou a emissão do comprovante

Com falhas que impediam a emissão de certificados de vacinação, o app ConecteSUS passou por diversas instabilidades no sistema no ano passado. Porém, agora o problema é mais grave do que antes. Desta vez, o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação da COVID-19 e outros documentos está fornecendo comprovantes para as pessoas que ainda não tomaram a vacina, o que pode prejudicar o andamento da campanha no Brasil. 

27/01/2022 às 13:47
Notícia

Shopee e RecargaPay oferecem desconto de R$15 para novos usuá...

Promoção é válida para a primeira compra e valor deve ser acima de R$ 30

Em funcionamento normal, através da aba "Valida QR Code", os usuários já vacinados podem emitir seus certificados pelo app por meio de códigos digitais. Porém, de acordo com um teste feito pelo site Saiba Mais, ao gerar um QR Code gerado automaticamente por sites com frases aleatórias, o aplicativo lê o código como se fosse realmente o comprovante da vacinação, emitindo uma mensagem com a palavra "OK" em verde. 

O grande problema desse do erro é que pessoas que ainda não se vacinaram podem entrar em locais que exigem o comprovante de vacinação contra a COVID-19. Dessa forma, o risco de transmissão do vírus nesses lugares pode aumentar consideravelmente.

Erro leu o QR Code de um PIX

O professor Jônatas Andrade, morador do Rio Grande do Norte, foi um dos primeiros usuários a relatar o erro, que por curiosidade, decidiu testar o aplicativo ao tentar ler outros QR Codes.

“A descoberta aconteceu por curiosidade, quando pensei em como faria para validar meu passaporte vacinal em qualquer espaço que fosse preciso apresentar a documentação. Ao ver o QR Code na tela do telefone, tive vontade de testar em outros códigos. Peguei o QR Code de um PIX, e foi validado. Depois testei num site que gera QR Code com frases aleatórias, e também foi validado”, revelou Jônatas.

Jônatas não se surpreendeu com o problema, dizendo que as ações do governo federal nos últimos anos, principalmente durante a pandemia não foram sérias. “O que houve, desde sempre, foram práticas normalmente abertas da mais pura auto-sabotagem”, opinou o professor.

Enquanto isso, o Ministério da Saúde, responsável pelo aplicativo ainda não se pronunciou sobre o erro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Saiba Mais
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.