Em 2015, o foguete Falcon 9 decolava da Flórida, nos Estados Unidos, com a missão de levar satélites meteorológicos para o espaço. Após sete anos acompanhando o foguete da Space X, empresa pertencente ao bilionário Elon Musk, finalmente sabe-se o destino final dele: a Lua.
Pesando aproximadamente quatro toneladas e viajando a uma velocidade de 2,58 quilômetros por segundo, a colisão deste gigante abandonado no espaço com nosso satélite natural, irá ocorrer no dia 4 de março.
As previsões sobre o destino do Falcon 9 foram possíveis graças ao software Guide - utilizado por especialistas e astrônomos amadores para observação de estrelas e asteroides. Ainda não é possível dizer com precisão a hora e local da queda, porque diversos fatores podem influenciar na rota, como a alteração da órbita do foguete. "Esses efeitos imprevisíveis são muito pequenos", declarou Bill Gray, criador do software Guide. Mas a partir de fevereiro, as leituras serão mais precisas e novas informações quanto ao local da colisão com a Lua poderão ser obtidas.
Bill Gray, observou que talvez essa seja a primeira vez que “lixo espacial” irá se chocar com a Lua acidentalmente.
O meteorologista Eric Berger, observou em seu artigo sobre o Falcon 9 que:
“Para lançamentos de naves espaciais destinadas a orbitar a Terra, a melhor prática é reservar combustível suficiente no estágio superior de um foguete para devolvê-lo à atmosfera da Terra, onde será queimado. Isso é o que a SpaceX e a maioria das empresas de foguetes ocidentais costumam fazer para ajudar a controlar detritos na órbita baixa da Terra. A Lua, é claro, não tem atmosfera para o realizar essa queima.”
Berger ainda complementa dizendo que faltou combustível para que a Falcon 9 ultrapassasse a gravidade do sistema Terra-Lua; e o resultado disso são os roteiros caóticos aos quais o foguete ficou à mercê.
Mas, esse evento não é de todo ruim: ele servirá para que os especialistas realizem estudos sobre a cratera gerada pela colisão, coletando dados e informações sobre o evento. Mas também nos faz pensar sobre como no futuro esse "lixo espacial" poderá afetar a exploração do espaço e nossa vida aqui na Terra.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Ars Technica