Turista francês detido em 2020 por tirar fotos com drone foi condenado a 8 anos de prisão no Irã
Créditos: Divulgação/Twitter/Saeid Dehghan

Turista francês detido em 2020 por tirar fotos com drone foi condenado a 8 anos de prisão no Irã

Benjamin Brière, de 36 anos foi acusado de espionagem e família pede apoio do governo francês

Há dois anos, quando estava de férias no Irã, o turista francês Benjamin Brière foi detido após pilotar um drone e tirar uma foto em um deserto localizado perto da fronteira Turcomenistão-Irã. O país proíbe fotos no local e não permite que drones sobrevoem na região. Agora, na última terça-feira (25), um tribunal iraniano condenou Brière a 8 anos de prisão. 

19/01/2022 às 18:00
Notícia

Drones DJI Mavic Air 2 e Air 2S ganham novo update de firmware

Fabricante não detalhou as novidades que estão chegando com o patch

Acusado de espionagem por ter postado a foto em seu Instagram, o francês de 36 anos sempre negou qualquer irregularidade, revelando que estava apenas viajando e morando em uma van. Como forma de protesto às condições de tratamento na prisão, o homem está em greve de fome desde o Natal.

Segundo o advogado de defesa, a família de Briere está preocupada com suas condições físicas e psicológicas e pede intervenção do governo francês.

A resposta dos advogados 

Em entrevista para a agência de notícias AFP, o advogado Philippe Valent definiu o resultado da condenação como um "processo puramente político". Valent também pediu apoio do governo francês, ressaltando que a família do turista preso quer que as autoridades francesas adotem medidas imediatas para sua repatriação.

Através de um comunicado, Valent disse: "Benjamin Brière foi condenado a uma pena de oito anos de prisão por acusações de espionagem e a oito meses por acusações de propaganda, após a farsa de julgamento que enfrentou."

"É inaceitável que Benjamin Briere permaneça refém de negociações por parte de um regime que persiste em seu desejo de deter arbitrariamente um cidadão francês e usá-lo como moeda de troca.", completou o advogado. 

Além disso, o advogado iraniano Saeid Dehghan, que também defende Brière disse que seu cliente ficou chocado com a sentença e que vai apelar contra a decisão do tribunal do país.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Drone DJ, Reuters Fonte: AFP
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.