MediaTek lança chip Kompanio 1380 voltado para Chromebooks
Créditos: Reprodução/MediaTek

MediaTek lança chip Kompanio 1380 voltado para Chromebooks

Produzido com o processo de fabricação de 6nm, ele promete alto desempenho sem impactar negativamente a bateria

A MediaTek anunciou nesta semana o lançamento do seu novo chip Kompanio 1380 voltado para Chromebooks. O novo chip foi produzido com o processo de fabricação de 6nm, possui oito núcleos e promete alto desempenho sem impactar negativamente a bateria.

25/01/2022 às 18:54
Notícia

Acer lança quatro novos Chromebooks voltados para educação

Chromebooks 512, 511, 311 Spin e 314 são os novos integrantes da linha Chromebook

Como mencionado acima, o novo chip da MediaTek possui oito núcleos, sendo quatro núcleos ARM Cortex-A78 de alto desempenho com frequência de até 3GHz e quatro núcleos ARM Cortex-A55 com frequência de até 2GHz. Além disso, ele conta com a GPU ARM Mali-G57 com cinco núcleos para uma experiência mais rica para os usuários e gamers.

Ainda sobre a GPU do novo chip, ela suporta a codificação de vídeos com os codecs H.264 (AVC) e H.265 (HEVC) e a decodificação de vídeos baseados nos codecs H.264, H.265, VP-9 e AV1. O chip Kompanio 1380 também oferece suporte para memória RAM baseada no padrão LPDDR4x e armazenamento baseado nos padrões UFS (Universal Flash Storage), eMMC e NVMe.

“Com o Kompanio 1380, a MediaTek mantém sua posição de fabricante nº 1 de chips para Chromebooks baseados em chips ARM, elevando as experiências do Chromebook premium, que incluem desempenho superior e vida extralonga da bateria. Este chip se destaca devido ao seu excelente desempenho de processamento, recursos de multimídia, IA de primeira linha e suporte para games na nuvem, todos integrados em um chip de 6 nm ultra eficiente”.
-- PC Tseng, gerente geral da unidade de negócios de multimídia inteligente da MediaTek

MediaTek lança chip Kompanio 1380 voltado para Chromebooks
Reprodução/MediaTek

O novo chip da MediaTek para Chromebooks vem com o acelerador de IA MediaTek APU 3.0, que trabalha em conjunto com as câmeras e microfones dos dispositivos para uma melhor experiência, suporta dispositivos com telas com resoluções Full HD+ (2520 x 1080), 2,5K (2560 x 1600) e 4K ou Ultra HD (3840 x 2160), taxas de atualização de até 120Hz e HDR, inclui processador de sinal digital (DSP) de áudio que suporta uma variedade de assistentes de voz e suporta dispositivos com até duas câmeras de 16MP.

As opções de conectividade do MediaTek Kompanio 1380 incluem o suporte para Wi-Fi 6/6E, Bluetooth 5, PCI Express 3.0, USB 3.2 Gen 1 e para serviços de localização GPS, Glonass, BeiDou, Galileo e QZSS.

Continua após a publicidade

A MediaTek confirmou que Chromebooks equipados com o chip Kompanio 1380 chegarão ao mercado em breve e o primeiro deles é o Acer Chromebook Spin 513 (CP513-2H), considerado como o primeiro Chromebook “premium” certificado pela Google.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: GSMArena Fonte: MediaTek
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.