Melhorou? Reclamações sobre serviços de telecom caíram quase 25% em 2021
Créditos: Banco de imagens (Pixabay)

Melhorou? Reclamações sobre serviços de telecom caíram quase 25% em 2021

Dados da Anatel demonstram diminuição nas queixas relacionadas ao setor no ano passado

Em meados do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já apresentava indicativos de que as reclamações no setor de telecomunicações estavam em queda. 

No início deste ano, a Anatel apresentou dados demonstrando que em 2021 as reclamações feitas por usuários de serviços de telecom caíram 24,4% em comparação com 2020.

Enquanto em 2020 foram registradas 2.949.334 reclamações; em 2021 foram feitas 2.228.391 queixas.

Quais foram as ações tomadas para que as reclamações diminuíssem?

Com uma redução de 720.943 reclamações registradas a menos do que em 2020, um dos motivos para essa queda se deve aos investimentos realizados na área pelas operadoras de telecomunicações. Marcos Ferrari, diretor executivo da Conexis Brasil Digital, declarou:

O setor fechou o ano com essa expressiva marca: uma queda de mais de 20% no número de reclamações. Redução que vem seguindo a tendência registrada ao longo de 2021. Desde abril, registramos reduções acima de 20%. Resultado dos altos investimentos feitos pelas prestadoras.

O investimento a que Marcos se refere, foi de mais de R$ 25 bilhões, realizado pelo setor de telecomunicações entre janeiro e setembro de 2021. Em relação a 2020, esse investimento representa um crescimento de 4,8%.

Outro fator que ajudou na queda das reclamações foi a implementação do Não me Perturbe: serviço que permite o bloqueio de números relacionados a ofertas de telemarketing. Com isso, muitos usuários poderiam registrar seu número de telefone, que seria retirado de centrais de vendas de telemarketing.

Números relacionados à queda de reclamações

Todos os principais serviços do setor de telecomunicações apresentaram diminuição referente a reclamações em 2021 comparado a 2020

  • TV por assinatura teve queda de 43,7%, indo de 282.177 para 158.944 reclamações;
  • Internet banda larga fixa com queda de 26,7% nas reclamações, indo de 764.075 para 560.036;
  • Telefonia móvel as queixas caíram 20,2% indo de 1.403.272 para 1.119.511.

E como tem sido a sua relação com os serviços de telecomunicações? Alguma reclamação a fazer? Deixe seu relato nos comentários.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tele Síntese Fonte: Anatel
User img

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.