Governo da Índia quer criar SO mobile para competir com Android e iOS
Créditos: Daniel Romero no Unsplash

Governo da Índia quer criar SO mobile para competir com Android e iOS

País está analisando a capacidade das empresas locais em desenvolver o software

Não é segredo para ninguém que o mercado de smartphones é um verdadeiro duopólio atualmente, com a grande maioria, ou quase todos, todos os aparelhos lançados funcionando apenas com os sistemas Android ou iOS. Esse controle centralizado nas duas empresas acaba incomodando algumas pessoas, uma delas é o próprio governo da Índia, que está estudando incentivar um novo sistema para concorrer com os dois.

26/01/2022 às 10:52
Notícia

Xiaomi Redmi Note 11 é oficial: câmera de 108 MP, display 120...

Fabricante também apresentou o novo Redmi Note 11 e Note 11S

Quem afirma isso é o próprio Ministro de Estado de Eletrônica e TI da União, Rajeev Chandrasekhar, ao portal The Economic Times, via Android Authority. Rajeev afirma que o governo do país asiático está planejando uma política que iria incentivar e permitir a criação de um sistema móvel doméstico.

Entretanto, criar o seu próprio sistema não é uma tarefa fácil e que apenas uma política de incentivo poderá tornar realidade. Por isso, o governo está primeiro investigando se as startups e instituições acadêmicas locais são capazes de conseguir criar esse novo sistema operacional.


Créditos: Reprodução / Willian Ferreira

“Não existe um terceiro (sistema operacional móvel). Portanto, de várias maneiras, há um tremendo interesse na MeitY e no governo da Índia em até mesmo criar um novo sistema operacional de aparelho. Estamos conversando com as pessoas. Estamos analisando uma política para isso”
- Afirmou o Ministro de Estado de Eletrônica e TI da União, Rajeev Chandrasekhar, ao The Economic Times.

Desenvolvimento não será fácil

Como apontado pelo Android Authority, os esforços de criação de um sistema concorrente ao Android e iOS não é novo, com diversas tentativas fracassadas anteriormente, como o BlackBerry 10, Bada OS, Tizen, Windows Phone e WebOS. Por isso o planejamento tem que levar essas tentativas anteriores em conta, e tentar não errar onde esses sistemas erraram.

25/01/2022 às 18:54
Notícia

Acer lança quatro novos Chromebooks voltados para educação

Chromebooks 512, 511, 311 Spin e 314 são os novos integrantes da linha Chromebook

Um dos principais pontos que devem ser decisivos para o sucesso do sistema operacional indiano é o suporte para aplicativos Android. Essa pode ser a solução mais rápida de criar um sistema atrativo para os usuário, mas essa solução ainda estaria ligada ao Android. Mas só saberemos como o governo da Índia pretende realizar o seu sistema operacional doméstico futuramente, quando ela revelar seus planos publicamente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: AndroidAuthority, The Economic Times
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.