O Facebook/Meta está em um novo processo judicial que não dará em nada. A Meta, dona da rede social Facebook, é considerada culpada pela morte de um agente do Serviço de Proteção Federal (FPS, órgão responsável pela segurança de prédios federais) por ter sido o meio de comunicação entre os dois assassinos. E claro, quem culpa a empresa disso: a irmã da vítima. Ela pede uma indenização pelo assassinato (e não ganhará).
Meta, dona do Facebook, está construindo o supercomputador ma...
Máquina terá um papel fundamental no desenvolvimento do metaverso da empresa
Extremistas se conheceram no Facebook
O assassinato de Dabe Patrick Underwood, que aconteceu em junho de 2020, meses antes das eleições americanas, foi realizado por dois homens ligados a um grupo extremista defensor da teoria conspiracionista de que os Estados Unidos passará por uma segunda guerra civil. Os criminosos (ligado ao grupo acusado de terrorismo doméstico pelo FBI) utilizavam o Facebook para se comunicar e organizar a ação que levou a morte do agente federal. Ambos assassinos acreditavam que o assassinato do policial (a FPS é uma força de polícia ligado ao Departamento de Segurança Interna) seria a fagulha responsável por iniciar a tal segunda guerra civil. Obviamente o assassinato só causou a prisão dos dois homens. A condenação ainda não saiu, mas um dos assassinos pode receber a pena de morte. E a irmã da vítima quer que o Facebook pague uma indenização pela morte do agente federal.
Indenização por fornecer a ferramenta de comunicação?
A irmã da vítima acusa que a "negligência de design" do Facebook não se importou com o possível impacto negativo que a rede social pode trazer ao mundo. Deixa eu explicar melhor: a mudança do algoritmo no Facebook, focando em divulgar interesses em comum e não mais em compartilhar notícias, não levou em conta o risco de unir pessoas mal intencionadas. Após as eleições de 2016 a rede social de fato focou nos Grupos, até mesmo publicando propagandas na TV sobre essa funcionalidade. Mas você pode punir o telefone por um trote? E por que ela não processou as operadoras de internet usadas pelos assassinos?
O Facebook tem culpa em não ter se aprofundado em combater a campanha de desinformação e polarização, mas se não fosse o Facebook, os criminosos poderiam ter se encontrado e se comunicado por outras redes sociais.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Tech Dirt