Meta, dona do Facebook, está construindo o supercomputador mais rápido do mundo
Créditos: Divulgação Meta

Meta, dona do Facebook, está construindo o supercomputador mais rápido do mundo

Máquina terá um papel fundamental no desenvolvimento do metaverso da empresa

O Facebook está totalmente focado no desenvolvimento do seu metaverso, após mudar até o nome da empresa para Meta, a empresa agora está também construindo seu próprio supercomputador. A máquina da empresa está sendo chamada de AI Research SuperCluster (RSC) e deverá ser o modelo mais rápido do mundo, tendo um papel fundamental na pesquisa de tecnologias de realidade virtual e aumentada.

24/01/2022 às 18:50
Notícia

Hackers invadiram sistema de trens da Belarus por uma boa causa

Grupo tenta impedir que militares russos atravessem o país para chegar na fronteira da Ucrânia

De acordo com a empresa, o seu novo supercomputador terá um desempenho de mais de 220 petaflops Linpack, atualmente o RSC já está operacional, mas ainda está sendo construído para atingir seu potencial. A empresa acredita que o modelo estará totalmente construído até meados de 2022, a localização de onde esse computador está não foi informado pela empresa.

Sabemos que o AI Research SuperCluster terá um papel fundamental para o futuro da Meta, sendo ele a máquina responsável por ajudar a pesquisar e desenvolver “tecnologias para a próxima grande plataforma de computação”. Isso significa que o supercomputador trabalhará ajudando a empresa a criar o seu metaverso, onde os “produtos orientados por inteligência artificial vão desempenhar um papel importante.”

Atualmente o computador já possui 760 unidades de computação de ponta DGX A100 AI da Nvidia e com cada uma possuindo oito GPUs Nvidia A100, totalizando 6.080 GPUs. Mas quando concluído, o RSC contará com mais 16.000 GPUs e 1.240 DGX. Graças a esse incrível hardware, o novo supercomputador da empresa será o mais rápido do mundo para trabalhos com IA.

“Para se ter uma ideia da velocidade do supercomputador, uma vez totalmente construído, terá a velocidade de mais de 100 mil computadores desktops.”
- Afirmou a Meta.

O modelo contará com um sistema de rede Nvidia Quantum InfiniBand com uma largura de banda de 200 Gb/s e terá um armazenamento interno de 175 PB de Pure Storage FlashArray, 10 PB de Pure Storage FlashBlade e 46 PB de armazenamento em cache.


Créditos: Divulgação Meta

Continua após a publicidade

24/01/2022 às 20:00
Notícia

Como fixar conversas ou grupos mais importantes no WhatsApp

Usuários podem fixar as conversas no topo do mensageiro pelo celular e pela versão web

Por estar trabalhando em pesquisas internas da Meta, o AI Research SuperCluster não estará conectado diretamente com a internet, com qualquer conexão sendo feita diretamente pelos próprios servidores de dados da empresa. Isso deve aumentar consideravelmente a segurança do supercomputador, que estará trabalhando com tecnologias importantíssimas para o futuro da gigante da tecnologia.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Meta, Tom's Hardware
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.