Operação da Receita Federal atrasa importação de eletrônicos no Brasil
Créditos: Receita Federal/Reprodução

Operação da Receita Federal atrasa importação de eletrônicos no Brasil

A Operação Padrão nos postos aduaneiros está sendo realizada como forma de protesto em busca de reajuste salarial

Aprovada em dezembro pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), a nova Operação Padrão da Receita Federal está atrasando a importação de produtos eletrônicos no Brasil. A operação de auditoria realizada de forma mais lenta é um protesto dos auditores fiscais em busca de reajustes salariais, regulamentação de bônus e abertura de concurso público.

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), órgão que representa o setor eletroeletrônico no Brasil, divulgou uma pesquisa ressaltando os problemas causados pela Operação Padrão de auditoria da Receita Federal.

A Abinee realizou um levantamento com 55 empresas, entre os dias 11 e 18 de janeiro de 2022. 35% dos comerciantes relatam terem sido afetados pelo protesto dos auditores da Receita Federal, com o atraso na liberação de cargas sendo apontado como o principal empecilho enfrentado. 

24/01/2022 às 11:30
Notícia

Telegram pode ser bloqueado no Brasil em breve, segundo espec...

Responsáveis por mensageiro não responde contato do governo brasileiro

Apesar das dificuldades, até o momento 58% das empresas relataram não estarem enfrentando problemas. Porém, caso a situação se prolongue por tempo indeterminado, o atraso nas importações deve começar a causar sérios problemas para as empresas, que terão de lidar com falta de estoque, além de longos períodos de entrega para o consumidor.  Outro fator que pode ser apontado é encarecimento nos preços de importação, devido a lentidão dos processos de aprovação. 

Auditores também podem entrar em greve

O atual protesto dos auditores fiscais da Receita Federal, em busca de reajustes salariais, regulamentação de bônus e concurso público é um indicativo de insatisfação com as atuais condições de trabalho da categoria. 

Mesmo que a Operação Padrão de fiscalização esteja acontecendo de forma lenta, caso as demandas não sejam atendidas, podemos estar diante de uma possível paralisação completa dos auditores fiscais da Receita. Caso isso ocorra, todo o setor de eletroeletrônicos do Brasil pode ser afetado drasticamente, com atrasos enormes, além de aumento expressivo nos preços, dificultando a compra de produtos pelo consumidor.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Telesintese
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.