Exoesqueletos ajudam trabalhadores levantarem pesos de forma mais eficiente
Créditos: Divulgação/German Bionic

Exoesqueletos ajudam trabalhadores levantarem pesos de forma mais eficiente

Equipamento permite que o usuário carregue até 30 kg a mais, evitando lesões comuns no trabalho

No ano passado, o exército do Taiwan criou trajes de "homens de ferro" com exoesqueletos, com o objetivo de aumentar a resistência física de seus soldados. Agora, com alguns dos mesmos objetivos do exoesqueleto taiwanês, a German Bionic lançou o Cray X de 5ª geração, um equipamento que permite que as pessoas carreguem até 30 kg a mais, evitando lesões comuns em trabalhos braçais.

O novo exoesqueleto da empresa alemã é destinado a trabalhadores, principalmente que os que atuam em aeroportos, onde precisam carregar pesos de bagagens diariamente.

Cray X é um dispositivo que funciona como uma mochila de 7 kg, prendendo as ligações de fibra de carbono na parte superior da perna. O aparelho não oferece auxílio nos braços, porém a empresa destaca o sistema Smart Safety Companion, que permite um movimento menos intenso, evitando lesões comuns de levantamento.

Exoesqueleto é monitorado por aplicativo

Segundo o chefe de IoT Norma Steller, o Cray X tem a ajuda de um aplicativo de software que funciona em tempo real, alertando os trabalhadores de um possível risco de lesão ergonômica. Dessa forma, segundo Steller, a repetição sem pausa pode causar estresse e fadiga, deixando a pessoa mais vulnerável à acidentes.

O app ainda mostra qual carga está sendo erguida, possibilitando que a pessoa que está usando o equipamento veja todos esses dados. Além disso, a equipe de supervisão também consegue monitorar os movimentos dos funcionários através do aplicativo.

“Como estamos coletando cada etapa e cada elevação, os dados que fornecemos são muito mais precisos. Especialmente em logística, cada etapa, cada elevação, cada tendência geralmente é planejada. Mas, às vezes, no mundo real, nem todos os planos são cumpridos e, de repente, vemos o desempenho no local de trabalho cair muito, muito rapidamente. E com os dados que fornecemos, você pode realmente fazer uma investigação e descobrir por que essa queda está ocorrendo”, revelou Steller.

De acordo com Steller, o Cray X é como um dispositivo preventivo de uso industrial que serve para garantir a saúde dos trabalhadores. Vale dizer também que o equipamento possui classificação IP54, sendo resistente à poeira e umidade.

O traje foi projetado para ser colocado e retirado em menos de um minuto, porém, com o sistema de bateria de 40V hot-swappable, pode ser também utilizado por até um turno de trabalho.

Em entrevista ao Engadget, Marius Kiss, chefe de pesquisa e desenvolvimento mecânico da German Bionic destaca que foi implementado estações de carregamento rápido que carregam o dispositivo a cada 30/40 minutos.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Engadget Fonte: German Bionic
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.