GPU Samsung Xclipse 920 do Exynos 2200 pode ser o melhor em games
Créditos: Divulgação Samsung

GPU Samsung Xclipse 920 do Exynos 2200 pode ser o melhor em games

Modelo superou o Snapdragon 8 Gen 1 em teste realizado em OpenCL

Desde o ano passado a Samsung vem reforçando seu trabalho em conjunto com a AMD para desenvolver uma GPU baseada em RDNA 2 para o novo Exynos 2200, que equiparão os novos smartphones da série Galaxy S22. Entretanto, alguns benchmarks realizados pelo SoC apontavam uma GPU com problemas de superaquecimento, mas um novo teste revela que isso pode ter ficado para trás e a Samsung Xclipse 920 pode ser a melhor GPU para jogos em smartphones.

24/01/2022 às 09:19
Notícia

Emirados Árabes bane uso de drones após ataques aéreos em Abu...

Ataques resultaram em três mortos em uma refinaria e causaram danos e um incêndio no aeroporto

Inicialmente diversos testes apontavam que o novo Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 iria superar com folga o desempenho de vídeo do modelo da gigante sul-coreana, mas isso acabou se revertendo em um novo benchmark em OpenCL cadastrado no Geekbench. Esse novo teste foi realizado por um smartphone ‘SM-S908B’ com 8GB de RAM e rodando Android 12.

Segundo o desempenho apresentado, o Exynos 2200 com GPU baseada na arquitetura RDNA 2 da AMD está superando facilmente o desempenho do Snapdragon 8 Gen 1. O smartphone da Samsung alcançou uma pontuação total de 9.143 no site, o Motorola XT2201-2, que vem com a nova Adreno 730, alcançou uma pontuação de 6.199.


Créditos: Reprodução / WCCFTech

Com isso, pela primeira vez, um modelo da nova série Galaxy S22 está apresentando um desempenho superior aos aparelhos Android de nova geração, entretanto alguns pontos ainda preocupam na nova GPU. O que chama bastante a atenção é que a GPU Xclipse 920 está operando em apenas 555MHz, o que é bastante baixo em relação aos 1,30GHz que eram esperados do modelo.

Claro que a Samsung pode apenas estar testando a sua placa gráfica em uma operação reduzida, mas vale a pena lembrar que nos testes realizados com a GPU ela estava sofrendo com superaquecimento e perda de desempenho operando em 1,29 GHz.

Outro detalhe sobre a GPU da empresa é que ela está funcionando com 4GB de memória, mas não fica claro se são memórias dedicadas ou compartilhadas com a RAM. Aparentemente a Samsung e AMD também estão alterando o design da GPU, que apresenta um cluster 8 + 8  invés do tri-cluster 1 + 3 + 4 que foi revelado junto com o SoC.


Créditos: Divulgação Samsung

Continua após a publicidade

22/01/2022 às 15:55
Notícia

Galaxy S22 Ultra custará o mesmo que o S21 Ultra, mas com men...

Preço alto com downgrade é especulado na Europa

Um dos motivos para ter acontecido isso é que rumores estão afirmando que apenas um único núcleo Cortex-X2 está sendo altamente ineficiente e gerando superaquecimento, consequentemente, fazendo o chip perder desempenho. Mas só saberemos a verdade sobre a nova GPU Xclipse 920 do Exynos 2200 no começo do mês que vem, quando a Samsung irá revelar os novos smartphones da série Galaxy 2200.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: WCCFTech, Geekbench
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.