Na última quinta-feira (21), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou entregas comerciais feitas por drones. O modelo autorizado é o DLV-1 NEO, que poderá efetuar delivery em um raio de até 3 km e carregando mercadorias de até 2,5 kg. A liberação se refere às rotas BVLOS, ou seja, que se estendem além do campo visual do piloto.
Com a novidade, o iFood se tornará a primeira empresa brasileira a realizar entregas com drones — ao menos em parte do trajeto. Os itens serão transportados pelas aeronaves até uma área específica, e retirados depois por um entregador parceiro, que será responsável por completar a entrega.
No entanto, toda empresa que adotar essa nova modalidade de delivery deverá se atentar a algumas regras, como considerar as condições meteorológicas ideais para voo, observar alturas máximas e mínimas de operação, não sobrevoar pessoas durante o trajeto e, por fim, manter distância de potenciais fontes de interferência eletromagnética.
Testes com os drones
O procedimento de autorização da Anac levou 8 meses e quatro testes foram realizados. Divulgação/Anac
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De acordo com a Anac, o desenvolvimento do processo de autorização levou 8 meses e foi feito em parceria com a Speedbird Aero e a AL Drones. Ao longo de todo o processo, quatro testes foram realizados: três em São José dos Campos (SP) e um em Aracaju (SE).
Segundo Roberto José Honorato, superintendente de Aeronavegabilidade da Anac, “a utilização de drones para entrega de mercadorias é uma das mais esperadas aplicações da tecnologia. O Brasil está na vanguarda”.
O iFood explicou que já vinha testando a nova modalidade de entregas desde 2020, e, em conjunto com a Speedbird Aero, poderá oferecer a novidade em todo o território brasileiro. Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood, comemorou a inovação:
É uma conquista única para o Brasil. Esse é um marco histórico na aviação, mas também no desenvolvimento da sociedade. É o início de uma mudança que agilizará as entregas com o uso de um modal aéreo em parte das rotas.
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Fonte: Anac, Diário do Nordeste