Índice do Artigo

Ciência

Atenção, marcianos: voo cancelado por mau tempo

Helicóptero Ingenuity da Nasa em Marte é impedido de voar por causa de tempestade de areia

Atenção, marcianos: voo cancelado por mau tempo
Créditos: NASA/JPL-Caltech

Uma das coisas mais frustrantes ao comprar uma passagem de avião é ter seu voo cancelado ou redirecionado por causa do mau tempo. As vezes você pode estar dentro do avião, doido pela sua cama ou para chegar no seu destino, e é surpreendido com o comandante falando “senhores passageiros, nosso pouso será alterado para Navegantes devido ao mau tempo em Florianópolis” (não lembro a fala certa a ser usada. Perdão, Lito). Mas saiba que esse problema afeta até mesmo os outros planetas. Ingenuity que diga!

Helicóptero Ingenuity bate um novo recorde!

Depois de ser a primeira aeronave motorizada a realizar voos fora da Terra, agora Ingenuity bate um recorde que a NASA não queria bater: o helicóptero é a primeiro aeronave com voo cancelado por mau tempo fora da terra. A agência espacial americana não queria bater esse recorde pelo simples motivo de que vai atrasar o cronograma da pesquisa.


Fonte: Divulgação/NASA/JPL-Caltech.

O motivo do cancelamento do voo de número 19 no ar marciano foi uma tempestade de poeira, algo comum no planeta vermelho. Essas tempestades também são (eram na verdade) perigosas para os rovers de pesquisa em Marte, já que a poeira pode prejudicar o carregamento de bateria feito pelos painéis solares caso a poeira continue cobrindo o painel. E se acaba a bateria, a equipe das missões só pode aguardar e torcer. Foi isso que aconteceu com o rover Opportunity em 2018. O mais longevo veículo de exploração espacial interplanetária presencial uma das maiores tempestades de areia em Marte, em junho daquele ano que cobriu todo o planeta. Ele entrou em hibernação pouco depois de comunicar que a bateria estava acabando. Entre junho de 2018 e janeiro de 2019 a NASA tentou retomar o contato e religá-lo centenas de vezes, até que encerrou a missão em fevereiro.

Próximo voo do Ingenuity no domingo

 

 

Agora a NASA pretende realizar, finalmente, o voo 19 do Ingenuity no dia 23 de janeiro, próximo domingo. Prever o clima na Terra é fácil, há diversos satélites, estações meteorológicas e radares. Mas prever o clima em Marte, outro planeta, é extremamente difícil. Para a Ingenuity no domingo: que o vento sob suas asas possa levá-las para onde o sol navega e a lua caminha.