NASA encontra buraco negro que está "fabricando" estrelas
Créditos: Reprodução/NASA, ESA, Zachary Schutte (XGI), Amy Reines (XGI)

NASA encontra buraco negro que está "fabricando" estrelas

Evento ajudará a entender a formação do universo e de galáxias

Provavelmente a primeira coisa que vem à sua cabeça ao pensar em buraco negro é destruição. Afinal, tudo que se aproxima demais desse corpo extremamente denso como ele é absorvido. Ou como aprendemos: nada escapa, nem mesmo a luz. Outra ideia que podemos ter é imaginar que eles são "portais dimensionais". Mas a NASA está observando um buraco negro que está ajudando a formar a sua galáxia.

21/01/2022 às 15:20
Notícia

NASA realiza novamente competição para melhorar alimentação e...

Campanha tem 1 milhão de dólares em premiação total

Buraco negro expele "ingredientes" para sua galáxia

É especulado que no centro da maioria das galáxias exista um buraco negro supermassivo (mas não, não há risco de que eles "engulam" as galáxias inteiras). E a NASA, usando o Hubble encontrou na galáxia anã Henize 2-10 um buraco negro que está expelindo material para formação de estrelas ao seu redor. A Henize 2-10 (batizada em homenagem ao astrônomo e astronauta Karl Gordon Henize) é uma galáxia em intenso processo de formação estelar, com duas regiões desse tipo ao redor do centro, justamente onde o buraco negro está localizado.

Henize 2-10 tem uma taxa de formação de estrelas muito alta. E além disso, sua condição atual é similar ao início do universo. Com o seu buraco negro expelindo gases para a nuvem de poeira do "berçário estelar", astrônomos poderão estudar o processo de formação das galáxias e, quem sabe, entender a relação entre os buracos negros supermassivos e galáxias maiores

Conforme explicado no vídeo acima, material absorvido pelos buracos negros podem ser ejetados para fora, em forma de gases, devido as intensas forças magnéticas. Entretanto, os buracos supermassivos expelem os gases em uma velocidade alta demais para que eles alimentem os berçários estelares (nebulosas). Para a nossa sorte, o buraco negro de Henize 2-10 tem um tamanho que permite que esses gases "abasteçam" a região de formação das estrelas. 

Na vida a gente aprende ao observar os mais velhos e também os mais novos. Na astronomia a filosofia é a mesma. Vemos estrelas morrendo, galáxias se fundindo e aprendemos sobre o nosso futuro. Com a jovem Henize 2-10, é um dos momentos de aprender mais sobre a nossa criação.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: DP Review
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.