Banco Central revela vazamento de dados de 160 mil chaves do Pix em banco
Créditos: FDR

Banco Central revela vazamento de dados de 160 mil chaves do Pix em banco

É o segundo vazamento comunicado pelo Banco Central

O Banco Central emitiu um comunicado nesta sexta-feira (21) que houve um vazamento de dados vinculados a 160.147 chaves do Pix que estavam sob responsabilidade do banco digital Acesso. Segundo o órgão governamental, esse vazamento ocorreu devido a "falhas pontuais em sistemas" da empresa.

21/12/2021 às 19:10
Notícia

Amazon agora aceita pagamentos via Pix

Método ainda está em teste e disponível apenas para alguns clientes

As mais de 160 mil chaves vazadas, correspondem a 159.603 pessoas físicas. Isso ocorre porque uma pessoa pode ter mais do que uma chave PIX registrada. Apesar do problema, os dados que foram obtidos são de “natureza cadastral”, por isso não podem ser usados, sozinhos, para movimentações de recursos ou acesso a contas.

"Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", explicou.

O BC informou que as vítimas serão notificadas através de notificações por meio do aplicativo ou internet banking da instituição em que a chave está cadastrada. 

Nem o BC, nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, alertou.

A autarquia disse, ainda, que está apurando o caso, e que aplicará medidas de sanções que estão previstas na regulação atual do Pix.

Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, afirmou.

Segundo vazamento de uma instituição

20/12/2021 às 16:47
Notícia

Pix terá transações offline e internacionais em 2022

Banco Central informou que durante 2022 pretende implementar importantes inovações para a ferramenta

Continua após a publicidade

Esse é o segundo incidente de vazamento de informações relacionadas com o PIX revelado pelo BC. Em setembro do ano passado, a instituição informou o vazamento de chaves do PIX que estavam sob a guarda e a responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

Segundo a autarquia, o vazamento ocorreu por conta de "falhas pontuais em sistemas da instituição financeira e envolveu informações de natureza cadastral, que não dão margem à movimentação de recursos ou acesso a contas".

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Banco Central Fonte: CNN
User img

Cristino Melo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.