Se você gosta de alimentação e sonha em contribuir com os projetos da NASA, chegou a sua hora. A agência espacial dos Estados Unidos, em parceria com a sua contraparte canadense, lançou uma nova edição da competição Deep Space Food Challenge. A competição tem como objetivo melhorar a comida dos astronautas, expandido o cardápio das missões espaciais. A NASA tem uma premiação total de 1 milhão de dólares para os times participantes dos Estados Unidos, competidores de outros países ganharam reconhecimento.
"Cabana" na lua encontrada por rover chinês era jus...
Imagem registrada pelo rover Yutu 2 de "cubo" gerou especulações nas redes
Comer, comer é o melhor para povoar o espaço
Com planos de retornar e colonizar a Lua, além de outras diversas missões espaciais, a NASA e a CSA (Agência Espacial Canadense, não o time alagoano) lançaram o concurso de desenvolvimento de tecnologias para alimentação espacial. O Deep Space Food Challenge não visa apenas criar uma receita nutritiva para os astronautas: o buraco é bem mais embaixo nos planos ambiciosos.
Estocar comida liofilizada (processo em que o alimento é desidratado para aumentar a sua conservação) é "fácil". O negócio complica quando não tem mais espaço para estocar e nem como enviar mais os alimentos de maneira simples. Como enviar uma equipe e seus alimentos para uma base na Lua? Lembre-se: tem a viagem de ida, os três anos que a NASA quer manter a missão e a viagem de volta. O custo para enviar uma nave com comida regularmente não é nada barato (mas a NASA fará essas viagens.
No Deep Space Food Challenge, os projetos inscritos precisarão desenvolver tecnologias de produção de alimentos para sustentar uma tripulação de quatro pessoas por três anos. Nos projetos, as equipes terão considerar todos os processos da cadeia de produção: armazenamento, preparação, entrega para a tripulação e claro, maneiras de produzir alimentos nas missões longas e distantes. Entre os projetos vencedores da primeira etapa, alguns propõem cultivo de plantas e carne de laboratório.
O prêmio em dinheiro só será dado para os times participantes dos Estados Unidos e Canadá. Times de outros países podem participar, mas sem nenhum prêmio em dinheiro para financiar o projeto. A premiação nesses casos servirá de portfólio, uso no Lattes e para botar no LinkedIn... O que vamos ser sincero, já é uma boa cartada. Na primeira premiação, uma fundação parceira da NASA financiou dois projetos internacionais que ficaram entre os vencedores.
Ficou interessado? Junte seu time e se inscreva (e lembre que você viu aqui). A inscrição vai até 28 de fevereiro.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: NASA