NASA realiza novamente competição para melhorar alimentação espacial
Créditos: Divulgação/NASASe

NASA realiza novamente competição para melhorar alimentação espacial

Campanha tem 1 milhão de dólares em premiação total

Se você gosta de alimentação e sonha em contribuir com os projetos da NASA, chegou a sua hora. A agência espacial dos Estados Unidos, em parceria com a sua contraparte canadense, lançou uma nova edição da competição Deep Space Food Challenge. A competição tem como objetivo melhorar a comida dos astronautas, expandido o cardápio das missões espaciais. A NASA tem uma premiação total de 1 milhão de dólares para os times participantes dos Estados Unidos, competidores de outros países ganharam reconhecimento.

07/01/2022 às 17:40
Notícia

"Cabana" na lua encontrada por rover chinês era jus...

Imagem registrada pelo rover Yutu 2 de "cubo" gerou especulações nas redes

Comer, comer é o melhor para povoar o espaço

Com planos de retornar e colonizar a Lua, além de outras diversas missões espaciais, a NASA e a CSA (Agência Espacial Canadense, não o time alagoano) lançaram o concurso de desenvolvimento de tecnologias para alimentação espacial. O Deep Space Food Challenge não visa apenas criar uma receita nutritiva para os astronautas: o buraco é bem mais embaixo nos planos ambiciosos.

Estocar comida liofilizada (processo em que o alimento é desidratado para aumentar a sua conservação) é "fácil". O negócio complica quando não tem mais espaço para estocar e nem como enviar mais os alimentos de maneira simples. Como enviar uma equipe e seus alimentos para uma base na Lua? Lembre-se: tem a viagem de ida, os três anos que a NASA quer manter a missão e a viagem de volta. O custo para enviar uma nave com comida regularmente não é nada barato (mas a NASA fará essas viagens.

No Deep Space Food Challenge, os projetos inscritos precisarão desenvolver tecnologias de produção de alimentos para sustentar uma tripulação de quatro pessoas por três anos. Nos projetos, as equipes terão considerar todos os processos da cadeia de produção: armazenamento, preparação, entrega para a tripulação e claro, maneiras de produzir alimentos nas missões longas e distantes. Entre os projetos vencedores da primeira etapa, alguns propõem cultivo de plantas e carne de laboratório.

O prêmio em dinheiro só será dado para os times participantes dos Estados Unidos e Canadá. Times de outros países podem participar, mas sem nenhum prêmio em dinheiro para financiar o projeto. A premiação nesses casos servirá de portfólio, uso no Lattes e para botar no LinkedIn... O que vamos ser sincero, já é uma boa cartada. Na primeira premiação, uma fundação parceira da NASA financiou dois projetos internacionais que ficaram entre os vencedores.

Ficou interessado? Junte seu time e se inscreva (e lembre que você viu aqui). A inscrição vai até 28 de fevereiro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: NASA
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.