5 práticas comuns que podem causar problemas para o seu notebook
Créditos: Divulgação/2A.M

5 práticas comuns que podem causar problemas para o seu notebook

O cuidado com seu dispositivo é fundamental para a vida útil dele

Com os eletrônicos custando preços absurdo por conta da escassez de chips, é uma boa tomar muito cuidado com eles. Se você utiliza um notebook, deve aproveitar a mobilidade que o dispositivo proporciona, mas essa facilidade de levá-lo para qualquer lugar pode gerar alguns riscos se não for feito com cuidado. E apesar da sua praticidade de ser usado em qualquer lugar com a bateria, tenha cuidado com onde você usa. Confira 5 dicas para cuidar do seu notebook.

17/01/2022 às 18:52
Notícia

Acer lança dois novos notebooks com Windows 11 SE e Windows 1...

Notebooks são focados para a área de educação e tem preços mais acessíveis

1.  Utilizar o notebook em cima do colo ou de superfícies fofas

Um dos hábitos mais comuns entre os usuários de notebooks é utilizar a máquina no colo ou em cima da cama, por exemplo. Apesar do eventual ganho em conforto, a prática não é aconselhável, uma vez que causa danos tanto para quem utiliza o computador quanto para o próprio notebook. E por favor: não bote em cima da coberta!

“Ao utilizar o computador portátil em cima das pernas ou em superfícies fofas, as ventoinhas não conseguem realizar seu trabalho adequadamente, levando a um aquecimento da máquina acima do normal. Além disso, a alta temperatura pode causar danos à pele do usuário”, diz Moacyr Amorosino, responsável pela 2A.M, fabricante de acessórios para notebooks.

2.  Instalar programas de origem desconhecida

 

Programas suspeitos que tenham como origem sites duvidosos (eu sei o que você acessou no verão passado!) devem ser evitados ao máximo. Isso porque esses softwares podem conter algum vírus ou malware, que causam danos ao notebook. Nesse mesmo sentido, deve-se evitar ao máximo redes Wi-Fi abertas, pois esse tipo de conexão está mais exposto a softwares que podem oferecer riscos ao computador e aos dados do usuário. 

3. Não realizar a limpeza da máquina regularmente

 

Devido ao acúmulo de poeira e sujeira, os componentes dos notebooks precisam ser limpos por dentro e por fora regularmente. “A limpeza é essencial e deve ser feita periodicamente, especialmente em áreas de grande acúmulo de poeira, como teclado, tela e saídas de ar. A concentração de sujeira nesses locais pode comprometer o funcionamento adequado do notebook”, afirma Moacyr. Caso você não saiba ou não sinta confiante em realizar a limpeza, basta levar a um técnico.

Continua após a publicidade

4. Deixar o notebook exposto em locais inadequados

 

Ambientes com baixa ventilação, alta umidade e temperatura fora dos padrões certamente trarão um impacto negativo para a máquina. Outra dica é manter o notebook distante de aparelhos elétricos que possam gerar um forte campo magnético, como um motor ou um alto-falante de grande porte.

5. Transportar o notebook ligado

 

Ao transportar o notebook ligado, o disco rígido da máquina continua funcionando. Esse componente funciona como uma agulha sobre um disco. Movimentos bruscos no trajeto podem pressionar essa peça, fazendo com que o disco de gravação sofra danos consideráveis. Você pode optar trocar o armazenamento por um SSD. Além da questão de risco com o disco rígido, colocar o notebook ligado em uma mochila para transportá-lo também pode gerar superaquecimento.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.