Esse é o mapa 3D do universo mais detalhado já feito!
Créditos: InfoEscola

Esse é o mapa 3D do universo mais detalhado já feito!

O plano para o DESI é realizar o escaneamento do universo até 2026

O Instrumento Espectroscópico de Energia Escura ou DESI criou o maior e mais detalhado mapa 3D do universo já divulgado até agora. O trabalho apresentado até então precisou de sete meses e ainda está em desenvolvimento.

O DESI já catalogou mais de 7.5 milhões de galáxias, e seu objetivo principal é revelar mais sobre a energia escura encontrada em todo o universo. Essa energia constitui cerca de 70% do universo e é parte muito importante da sua expansão.

O plano é realizar o escaneamento do universo até 2026, contanto com dados de mais de 35 milhões de galáxias e o que mais estiver escondido. Você pode ver a verão animada do mapa aqui.

O DESI é uma colaboração científica internacional gerenciada pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley do Departamento de Energia (Berkeley Lab) com financiamento primário para construção e operações do Escritório de Ciências do DOE. Ele está instalado no telescópio Nicholas U. Mayall de 4 metros no Observatório Nacional Kitt Peak perto de Tucson, Arizona. Sua ideia foi concebida cerca de uma década atrás, e a construção começou em 2015.

07/01/2022 às 17:40
Notícia

"Cabana" na lua encontrada por rover chinês era jus...

Imagem registrada pelo rover Yutu 2 de "cubo" gerou especulações nas redes

 O DESI é composto de mais de 5.000 fibras ópticas que permitem ao instrumento capturar imagens do espectro de cores das galáxias. A equipe de cientistas pode controlas e posicionar cada uma dessas fibras dentro de uma faixa de 10 mícrons (a grossura de um fio de cabelo humano) e o DESI pode ainda usar essas imagens para medir o quanto a luz capturada foi desviada para o vermelho.

Redshifting é uma medida de quanto a luz foi empurrada para a extremidade vermelha do espectro pela expansão do universo durante os bilhões de anos que viajou antes de chegar à Terra. São esses desvios para o vermelho que permitem ao DESI ver a profundidade do céu - Quanto mais desviado para o vermelho o espectro de uma galáxia é, em geral, mais distante ela está.

Somente em novembro de 2021, o DESI catalogou redshifts de 2,5 milhões de galáxias.

Continua após a publicidade

Até então, os dados do DESI estão sendo usados para entender o comportamento de buracos negros de massa intermediária em pequenas galáxias e também a evolução dos Quasars - uma variedade particularmente brilhante de galáxias. Mas nos próximos anos, muito é esperado do que esse instrumento pode revelar sobre o futuro do universo.


.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: BGR Fonte: Berkeley Lab
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.