O Instrumento Espectroscópico de Energia Escura ou DESI criou o maior e mais detalhado mapa 3D do universo já divulgado até agora. O trabalho apresentado até então precisou de sete meses e ainda está em desenvolvimento.
O DESI já catalogou mais de 7.5 milhões de galáxias, e seu objetivo principal é revelar mais sobre a energia escura encontrada em todo o universo. Essa energia constitui cerca de 70% do universo e é parte muito importante da sua expansão.
O plano é realizar o escaneamento do universo até 2026, contanto com dados de mais de 35 milhões de galáxias e o que mais estiver escondido. Você pode ver a verão animada do mapa aqui.
O DESI é uma colaboração científica internacional gerenciada pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley do Departamento de Energia (Berkeley Lab) com financiamento primário para construção e operações do Escritório de Ciências do DOE. Ele está instalado no telescópio Nicholas U. Mayall de 4 metros no Observatório Nacional Kitt Peak perto de Tucson, Arizona. Sua ideia foi concebida cerca de uma década atrás, e a construção começou em 2015.
"Cabana" na lua encontrada por rover chinês era jus...
Imagem registrada pelo rover Yutu 2 de "cubo" gerou especulações nas redes
O DESI é composto de mais de 5.000 fibras ópticas que permitem ao instrumento capturar imagens do espectro de cores das galáxias. A equipe de cientistas pode controlas e posicionar cada uma dessas fibras dentro de uma faixa de 10 mícrons (a grossura de um fio de cabelo humano) e o DESI pode ainda usar essas imagens para medir o quanto a luz capturada foi desviada para o vermelho.
Redshifting é uma medida de quanto a luz foi empurrada para a extremidade vermelha do espectro pela expansão do universo durante os bilhões de anos que viajou antes de chegar à Terra. São esses desvios para o vermelho que permitem ao DESI ver a profundidade do céu - Quanto mais desviado para o vermelho o espectro de uma galáxia é, em geral, mais distante ela está.
Somente em novembro de 2021, o DESI catalogou redshifts de 2,5 milhões de galáxias.
Até então, os dados do DESI estão sendo usados para entender o comportamento de buracos negros de massa intermediária em pequenas galáxias e também a evolução dos Quasars - uma variedade particularmente brilhante de galáxias. Mas nos próximos anos, muito é esperado do que esse instrumento pode revelar sobre o futuro do universo.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: BGR Fonte: Berkeley Lab