Operadoras vão atrasar ativação do 5G próximo a aeroportos nos EUA
Créditos: Carta Capital

Operadoras vão atrasar ativação do 5G próximo a aeroportos nos EUA

Diretores de empresas de transporte aéreo alertaram sobre o potencial "caos" que a ativação causaria

Depois de algum tempo de debate, as operadoras de telefonia AT&T e Verizon vão estrear a rede 5G nos Estados Unidos - mas com algumas restrições. A ativação irá atrasar na região de alguns aeroportos para diminuir a preocupação das companhias de aviação.

Há algum tempo, noticiamos que existia uma preocupação relacionada a possíveis interferências das frequências 5G em instrumentos de voo, como os altímetros de rádio. Vários aviões e alguns helicópteros não seriam capazes de usar sistemas de pouso automático e guiado, que são projetados para uso em pouso de baixa visibilidade, com confiança caso existisse certo nível de interferência da 5G.

Diretores de empresas de transporte aéreo também alertaram sobre o potencial "caos" que a ativação causaria, pedindo a intervenção da FAA, Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, para evitar "uma perturbação operacional para os passageiros, os trabalhadores de transporte, as redes de abastecimento e a entrega de bens médicos essenciais".

Até o momento, a FAA validou o uso de alguns modelos de altímetro e deu aval para 48 dos 88 aeroportos norte americanos que teoricamente sofreriam mais riscos de interferência. Algumas restrições foram impostas em alguns casos.

22/12/2021 às 18:16
Notícia

Alegando risco de segurança, Boeing e Airbus querem adiar imp...

O grupo da indústria sem fio diz que indústria da aviação está fomentando o medo e distorcendo os fatos

Do lado das operadoras de telefonia, A AT&T decidiu, por exemplo, não ativar as torres instaladas em um perímetro de 3,2 km em torno dos aeroportos especificados. No entanto, existe uma frustração, já que a ativação das faixas 5G estaria prevista a pelo menos dois anos e já foi adiada pelo menos duas vezes. 

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden agradeceu a AT&T e Verizon pela decisão em comunicado. Até o momento, não sabemos por quanto tempo essa ativação será adiada ou quais serão as soluções pensadas para os problemas de interferência nos aeroportos. Pelo plano inicial, a ativação em todo o país seria realizada hoje, dia 19 de janeiro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: G1
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.