Depois de algum tempo de debate, as operadoras de telefonia AT&T e Verizon vão estrear a rede 5G nos Estados Unidos - mas com algumas restrições. A ativação irá atrasar na região de alguns aeroportos para diminuir a preocupação das companhias de aviação.
Há algum tempo, noticiamos que existia uma preocupação relacionada a possíveis interferências das frequências 5G em instrumentos de voo, como os altímetros de rádio. Vários aviões e alguns helicópteros não seriam capazes de usar sistemas de pouso automático e guiado, que são projetados para uso em pouso de baixa visibilidade, com confiança caso existisse certo nível de interferência da 5G.
Diretores de empresas de transporte aéreo também alertaram sobre o potencial "caos" que a ativação causaria, pedindo a intervenção da FAA, Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, para evitar "uma perturbação operacional para os passageiros, os trabalhadores de transporte, as redes de abastecimento e a entrega de bens médicos essenciais".
Até o momento, a FAA validou o uso de alguns modelos de altímetro e deu aval para 48 dos 88 aeroportos norte americanos que teoricamente sofreriam mais riscos de interferência. Algumas restrições foram impostas em alguns casos.
Alegando risco de segurança, Boeing e Airbus querem adiar imp...
O grupo da indústria sem fio diz que indústria da aviação está fomentando o medo e distorcendo os fatos
Do lado das operadoras de telefonia, A AT&T decidiu, por exemplo, não ativar as torres instaladas em um perímetro de 3,2 km em torno dos aeroportos especificados. No entanto, existe uma frustração, já que a ativação das faixas 5G estaria prevista a pelo menos dois anos e já foi adiada pelo menos duas vezes.
"Estamos frustrados com a incapacidade da FAA de fazer o que quase 40 países fizeram, que é ativar com toda a segurança a tecnologia 5G sem perturbar os serviços aéreos" - AT&T.
"Estamos frustrados com a incapacidade da FAA de fazer o que quase 40 países fizeram, que é ativar com toda a segurança a tecnologia 5G sem perturbar os serviços aéreos" - AT&T.
O presidente dos Estados Unidos Joe Biden agradeceu a AT&T e Verizon pela decisão em comunicado. Até o momento, não sabemos por quanto tempo essa ativação será adiada ou quais serão as soluções pensadas para os problemas de interferência nos aeroportos. Pelo plano inicial, a ativação em todo o país seria realizada hoje, dia 19 de janeiro.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: G1