Tonga pode ficar até fevereiro sem Internet após erupção
Créditos: UNICEF/NOAA

Tonga pode ficar até fevereiro sem Internet após erupção

País é ligado por um único cabo submarino, danificado durante evento

Na sexta-feira passada, dia 14 de janeiro, o vulcão Hunga Tonga entrou em erupção, causando um grande estrago nas ilhas de Tonga, país formado um arquipélago localizado no Oceano Pacífico (a ironia da vida). Além do tsunami causado pelo vulcão, que inundou diversas ilhas do país, causou cinco mortes (sendo duas no Peru) e deixou o território coberto de cinzas, o estrago atingiu o único cabo submarino que conecta Tonga à internet, deixando o país incomunicável, sem nem mesmo informações das autoridades governamentais. E demorará semanas para a internet voltar.

01/09/2020 às 07:49
Notícia

Apple pode lançar MacBook de 12 polegadas equipado com chip ARM

Suposto novo portátil pode vir com o chip Apple A14X e pesar menos de 1 quilo

Tonga sem internet por até quatro semanas

O cabo submarino, medindo 827 km, é conectado à Tonga por uma rota que passa por Fiji, outro país formado por um arquipélago. A conexão com Fiji é a única fonte de internet do país, mas, segundo a Reuters, o cabo foi rompido na fortíssima erupção do vulcão Hunga Tonga. Para consertar o cabo submarino, o navio especializado em reparos precisa sair de Papua Nova Guiné, que demorará alguns dias para chegar em Tonga. Depois disso, a equipe de reparos dependerá da condição do vulcão para trabalhar. Afinal, você não quer correr o risco de mergulhar estando próximo de uma erupção submarina. Essa é a parte que ninguém pode fazer nada além do cansativo "senta e espera".

Veja um vídeo do momento em que uma das série de ondas do tsunami atinge Tonga

Para piorar, o reparo do cabo é mais complicado com ele já instalado no fundo do mar. Segundo Craige Sloots, diretor da empresa Southern Cross Cable Network, responsável pelo cabo danificado, se tudo ocorrer bem, em duas semanas será possível consertar. Já contando os nove dias da viagem do navio. Só falta o vulcão colaborar, o que não está acontecendo ainda. 

Operadoras de telefonia do país já contrataram satélite

 

... Mas problemas no contrato impediram o funcionamento do serviço de internet por satélite em Tonga. Em 2019, as duas operadoras do país contrataram os serviços da Kacific, empresa que opera um serviço de internet via satélite. O contrato se deu justamente por problemas no cabo submarino. O motivo do não funcionamento? O contrato não foi ativado pelo governo de Tonga. Ele até já foi assinado, falta o "sim" do governo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.