MediaTek Dimensity 9000 supera Snapdragon 8 Gen 1 em teste consumindo menos energia
Créditos: Divulgação/MediaTek

MediaTek Dimensity 9000 supera Snapdragon 8 Gen 1 em teste consumindo menos energia

Com vantagem nos testes de CPU, chipset pode ser um dos mais potentes e eficientes em smartphones Android

15/01/2022 às 14:00
Artigo

Samsung Galaxy S21 FE x Samsung Galaxy S20 FE: qual smartphon...

Nova geração da “Edição de Fã” do celular da Samsung é o primeiro grande lançamento entre os smartpho...

Em novembro do ano passado, a MediaTek anunciou o seu novo chipset mobile para smartphones topo de linha, o Dimensity 9000

A promessa da empresa era brigar com os chips mais poderosos do mercado, tais como o Samsung Exynos 2200 e o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 - algo que parecia ser real de acordo com benchmarks vazados em dezembro

Nesta segunda-feira (17), o canal do YouTube Geekerwan publicou um teste mais completo, comparando diretamente o MediaTek Dimensity 9000 ao Snapdragon 8 Gen 1, revelando não apenas a diferença de desempenho entre os chips, mas também como cada um deles se sai em relação à CPU, GPU e eficiência energética. 

Protótipo utilizado para testes

Testando o MediaTek Dimensity 9000

Para fazer a comparação, o canal utilizou um aparelho protótipo, recebido diretamente da MediaTek, equipado com o chipset Dimensity 9000. O apresentador Yun Fei destacou que o aparelho era completamente incompleto, sem câmeras e tendo diversos conectores expostos. 

Outros fatores que pesam contra o protótipo são a tela (com bordas enormes) e principalmente a solução de arrefecimento do chip, que ainda parecia inacabada - deixando margem para soluções mais eficientes de resfriamento em smartphones futuros, como vapor chambers e heatpipes. 

Ainda assim, o aparelho é bastante funcional e permite rodar os principais apps de benchmark da atualidade, tais como o Geekbench e o GFXBench, além do game Genshin Impact.

Comparativo das arquiteturas

Continua após a publicidade

A batalha dos benchmarks contra o Snapdragon 8 Gen 1

Começando pelos testes de CPU do app Geekbench 5, o MediaTek Dimensity 9000 marcou 1287 pontos single-core e 4474 pontos na modalidade multi-core - um resultado 17% superior aos 3800 pontos oferecidos pelo Snapdragon 8 Gen 1. Com isso, o Dimensity 9000 supera o Apple A14 do iPhone 12, ficando atrás apenas do mais recente A15 do iPhone 13 (que tem score de 4908 pontos). 

Geekbench 5 - Imagem: Geekerwan

Outro ponto crucial demonstrado pelo teste é que para chegar a essas pontuações, o chip Dimensity utilizou menos energia quando comparado ao rival Qualcomm. Foram 9.8 W contra 11.1 W do Snapdragon 8 Gen 1. Essa pontuação revela que o chip pode ser um dos mais eficientes já lançados para smartphones Android. 

Eficiência energética - Imagem: Geekerwan

O apresentador destaca que muito dessa eficiência adicional pode vir do processo de fabricação em 4nm da TSMC. A título de comparação, o Snapdragon 8 Gen 1 é fabricado pela Samsung, também em 4nm, mas parece não ter um resultado tão eficiente. 

Testes de GPU - Imagem: Geekerwan

Avançando para o desempenho gráfico, Fei demonstrou os benchmarks de GPU via GFXBench, no conjunto de testes Aztec Ruin. Nesse teste o Dimensity teve um desempenho inferior ao Snapdragon gerando 100 frames (contra 115 do chip rival) em resolução 1080p. 

Em backend gráfico Vulkan a diferença ficou ainda maior, como pode ser vista no vídeo abaixo:

Contudo, novamente o Dimensity revelou alta eficiência energética, consumindo uma quantidade significativamente menor de Watts e gerando menos calor no processo. 

Continua após a publicidade

Por fim, o canal fez um teste real de desempenho com o jogo Genshin Impact. Mesmo com o protótipo e suas soluções mais arcaicas de resfriamento, o aparelho conseguiu segurar o jogo rodando a 60 FPS em alta qualidade por aproximadamente 7 minutos e meio, ao passo que o Snapdragon 8 Gen 1 segurou essa taxa de frames por apenas 3 minutos. 

Apesar disso, após a queda inicial e a ativação do Thermal Throttling, a GPU do Snapdragon 8 Gen 1 entregou um resultado aparentemente mais alto (embora com picos e vales bem mais consideráveis, gerando mais flutuação nas imagens). 

Genshin Impact

Ainda é cedo para bater o martelo

Como nos outros testes, novamente o Dimensity se provou o chip mais eficiente entre os dois. O apresentador também destaca que essa diferença nas GPUs pode ser mitigada por um sistema de resfriamento mais robusto, algo que pode gerar ganhos de desempenho em todos os sentidos para o chipset da MediaTek. 

Levando os resultados em consideração, o Dimensity 9000 pode ser uma opção robusta, com alto poder de processamento, mais eficiência e temperaturas mais controladas. Teremos a confirmação disso com o lançamento dos primeiros smartphones equipados com o chipset, algo previsto ainda para o primeiro semestre de 2022. 

Leia mais sobre o MediaTek Dimensity 9000 e seus recursos na matéria a seguir:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Geekerwan
User img

Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.