A Terceira Avaliação de Risco de Mudanças Climáticas do Reino Unido (CCRA3) foi lançada e algumas informações podem deixar o mundo um pouco preocupado. De acordo com os dados, o planeta Terra pode aquecer uma média de 4°C até 2100.
Veja como ficariam cidades embaixo da água se oceano subir
Simulações foram realizadas por cientistas da Climate Central
Segundo o que foi apurado, todos os riscos associados ao aquecimento global irão aumentar em gravidade com um aumento de 2°C e ainda mais com um aumento de 4°C que é esperado em 80 anos. O Relatório Técnico conclui que o aquecimento global aumenta os riscos para o meio ambiente natural do Reino Unido, saúde humana, comunidades, infraestrutura, negócios, segurança, migração e cadeias de suprimentos.
"Os acordos feitos na cúpula do clima COP26 em novembro reduziram a probabilidade disso, mas continua sendo possível." - Professor Richard Betts MBE, líder do time de cientistas responsáveis pelo CCRA3.
"Os acordos feitos na cúpula do clima COP26 em novembro reduziram a probabilidade disso, mas continua sendo possível." - Professor Richard Betts MBE, líder do time de cientistas responsáveis pelo CCRA3.
A projeção faz parte da Terceira Avaliação de Risco de Mudanças Climáticas do Reino Unido (CCRA3) submetida ao Parlamento do Reino Unido. O relatório precisou de dois anos de desenvolvimento, misturando novas pesquisas e um repertório de muitos trabalhos científicos anteriores. Também foi necessária a parceria da assessoria independente do Comitê de Mudanças Climáticas (CCC).
Apesar da previsão ainda ter algum (pouco) tempo, os dados compilados de 2021 já não são animadores. O ano passado foi o mais quente já registrado com relação ao calor dos oceanos do mundo. O aumento de calor apenas em 2021 em comparação com 2020 – cerca de 14 zettajoules – é cerca de 23 vezes mais do que a energia total usada por todos na Terra em 2019.
Falando da temperatura do planeta no geral, 2021 foi o sexto ano mais quente já registrado segundo dados da NASA, NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos) e Berkeley Earth. Pelos dados da Copernicus ERA5, seria o quinto ano mais quente.
Além disso, 2021 foi um ano de muitos extremos climáticos em todo o mundo – incluindo eventos de calor extremo, chuvas fortes e inundações, incêndios catastróficos, tempestades e secas.
A próxima Avaliação de Risco de Mudanças Climáticas CCRA já está em andamento. E é possível conferir o relatório CCRA3 na íntegra aqui.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: TweakTown, CarbonBrief