Pesquisadores dizem que Terra deve aquecer até 4°C nos próximos 80 anos
Créditos: Showmetech

Pesquisadores dizem que Terra deve aquecer até 4°C nos próximos 80 anos

Todos os riscos associados ao aquecimento global irão aumentar em gravidade

A Terceira Avaliação de Risco de Mudanças Climáticas do Reino Unido (CCRA3) foi lançada e algumas informações podem deixar o mundo um pouco preocupado. De acordo com os dados, o planeta Terra pode aquecer uma média de 4°C até 2100.

22/10/2021 às 11:05
Notícia

Veja como ficariam cidades embaixo da água se oceano subir

Simulações foram realizadas por cientistas da Climate Central

Segundo o que foi apurado, todos os riscos associados ao aquecimento global irão aumentar em gravidade com um aumento de 2°C e ainda mais com um aumento de 4°C que é esperado em 80 anos. O Relatório Técnico conclui que o aquecimento global aumenta os riscos para o meio ambiente natural do Reino Unido, saúde humana, comunidades, infraestrutura, negócios, segurança, migração e cadeias de suprimentos.

A projeção faz parte da Terceira Avaliação de Risco de Mudanças Climáticas do Reino Unido (CCRA3) submetida ao Parlamento do Reino Unido. O relatório precisou de dois anos de desenvolvimento, misturando novas pesquisas e um repertório de muitos trabalhos científicos anteriores. Também foi necessária a parceria da assessoria independente do Comitê de Mudanças Climáticas (CCC).

Apesar da previsão ainda ter algum (pouco) tempo, os dados compilados de 2021 já não são animadores. O ano passado foi o mais quente já registrado com relação ao calor dos oceanos do mundo. O aumento de calor apenas em 2021 em comparação com 2020 – cerca de 14 zettajoules – é cerca de 23 vezes mais do que a energia total usada por todos na Terra em 2019.

Falando da temperatura do planeta no geral, 2021 foi o sexto ano mais quente já registrado segundo dados da NASA, NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos) e Berkeley Earth. Pelos dados da  Copernicus ERA5, seria o quinto ano mais quente. 

Além disso, 2021 foi um ano de muitos extremos climáticos em todo o mundo – incluindo eventos de calor extremo, chuvas fortes e inundações, incêndios catastróficos, tempestades e secas.

Continua após a publicidade

A próxima  Avaliação de Risco de Mudanças Climáticas CCRA já está em andamento. E é possível conferir o relatório CCRA3 na íntegra aqui.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TweakTown, CarbonBrief
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.