Robô mata ervas daninhas com choques elétricos
Créditos: Small Robot/Divulgação

Robô mata ervas daninhas com choques elétricos

Dispositivo consegue reduzir a necessidade de utilização de produtos químicos na plantação

A empresa de agrotecnologia Small Robot desenvolve soluções para agricultura com pequenos robôs, com foco em sustentabilidade. Na Inglaterra, agricultores utilizaram as soluções robóticas da empresa para matar ervas daninhas com eletricidade.

Chamados de Tom, Dick e Harry, os pequenos robôs da Small Robot têm o objetivo de livrar a plantação de ameaças, com uso limitado de produtos químicos e maquinário pesado. Na imagem abaixo você pode ver Tom (esquerda) e Dick (direita).

Choque elétrico que elimina até as raízes

O presidente-executivo da empresa, Ben Scott-Robinson, contou em entrevista à CNN Internacional, que os robôs criam uma corrente elétrica que atravessa a planta até as raízes. "Ele cria uma corrente que atravessa as raízes da planta através do solo e depois volta, o que destrói completamente a erva daninha".

Corrente elétrica atravessa planta até as raízes, eliminando-a de forma segura

Os robôs podem ir individualmente até cada planta que ameaça a plantação e eliminá-la com facilidade e segurança. Ben comenta que o processo não é tão rápido quanto pulverizar o campo com produtos químicos, mas ele afirma que a vantagem é não precisar utilizar muitos produtos químicos. "As plantas que são neutras ou benéficas para as culturas são deixadas intocadas", comentou. Na imagem abaixo é possível observar o momento da descarga elétrica em uma erva daninha.

O robô Tom foi lançado em abril  de 2017 e encontra-se em operação em três fazendas no Reino Unido. Ele é capaz de escanear 20 hectares por dia, coletando dados que serão utilizados no plantio de sementes em solo limpo. Já os robôs Dick e Harry ainda encontram-se em fase de testes. A Small Robot promete que as soluções de agrotecnologia da empresa podem reduzir os custos de operação em até 40%, além de uma redução de 95% na utilização de produtos químicos

Recentemente estamos acompanhando grandes transformações no setor da agricultura, enquanto no Reino Unido robôs que eliminam ervas daninhas com eletricidade, a China vêm utilizando drones para acelerar sua cadeia de produção. Além de além de auxiliariam na pulverização de agrotóxicos, também estão sendo utilizados no transporte de colheitas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: CNN
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.