Na última segunda-feira (17), o Twitter anunciou a chegada de uma ferramenta que permitirá aos usuários brasileiros denunciar posts com notícias falsas na plataforma. O lançamento do recurso vem depois que a rede social enfrentou uma pressão da comunidade para implementar o serviço que promete ajudar nas informações sobre as Eleições de 2022 no Brasil.
Odeia BBB? Saiba como silenciar os conteúdos do Big Brother B...
Aprenda a fugir de notícias sobre o reality no Twitter, no Facebook e no Instagram
A pressão da comunidade veio junto com a solicitação do próprio Ministério Público Federal (MPF), que cobrou um canal de combate à desinformação do Twitter.
Agora, além do Brasil, a Espanha e a Filipinas (que também terá eleições este ano) fazem parte do grupo de países que possuem a ferramenta. Antes disso, em agosto do ano passado, os usuários dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Austrália receberam a função.
Através de sua própria rede social, a página Twitter Seguro ressaltou que o recurso ainda está em fase de testes, sendo lançado para alguns usuários e que de acordo com o feedback, será expandida para outras pessoas.
Período de testes
No comunicado oficial, o Twitter revelou: "A grande maioria dos conteúdos em que tomamos medidas de acordo com nossas políticas de informações enganosas sobre a Covid-19, de integridade cívica e de mídia sintética e manipulada é detectada proativamente por nós. Mais de 50% do conteúdo que viola nossas regras é identificado por sistemas automatizados, e a maior parcela do restante é identificada a partir do monitoramento contínuo de nossas equipes internas ou do nosso trabalho com parceiros externos de confiança."
O Twitter disse que desde o lançamento do teste, foram recebidas cerca de 3,73 milhões de denúncias referentes a 1,95 milhão de publicações diferentes feitas por 64 mil contas distintas. Dessa forma, grande parte dos conteúdos denunciados estão relacionados às fake news envolvendo a COVID-19, mentiras envolvendo a integridade cívica e de mídia manipulada (imagens editadas e falsas).
"Descobrimos que essas denúncias representam uma útil, porém complexa, fonte de informação sobre potenciais violações às nossas regras. Menos de 10% da amostra de Tweets analisada pelas nossas equipes correspondia a violações às políticas. Apenas para se ter uma ideia, essa parcela fica em uma média de 20% a 30% nos casos de Tweets denunciados por abuso e segurança. A baixa proporção de violação entre as denúncias de desinformação é motivada principalmente pelo grande volume de denúncias recebidas sobre Tweets cujos assuntos não são relacionados àqueles em que agimos de acordo com nossas políticas", concluiu a empresa.
A rede social espera que a ferramenta de denúncia seja útil e ajude a equipe a separar as notícias falsas das verdadeiras em tempo real, junto com o auxilio de seus usuários. O Twitter ainda deseja expandir a ferramenta de maneira global durante este ano.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Twitter