Samsung oficializa processador Exynos 2200 com GPU AMD; veja todos os detalhes
Créditos: Divulgação/Samsung

Samsung oficializa processador Exynos 2200 com GPU AMD; veja todos os detalhes

Anúncio acontece um semana após "apagão" do evento original

Uma semana após adiar e dar um ghosting no evento "Play Time is Over", a Samsung finalmente oficializou o Exynos 2200, seu novo System-on-a-Chip para smartphones. Voltado ao segmento high end mobile, o novo SoC da sul-coreana será o primeiro com suporte para a tecnologia ray tracing em celulares, graças a GPU Xclipse 920, produzida em parceria com a AMD.

18/01/2022 às 07:48
Notícia

Linha Samsung Galaxy S22 já está homologada para uso da rede ...

Série iPhone 13 e Motorola Edge 30 Pro também foram homologada pela Anatel

Exynos 2200 quer superar o Snapdragon

Fabricado no processo de 4 nm, a Samsung espera rivalizar com o SoC topo de linha da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 1. Para isso, a sul-coreana está usando um CPU de oito núcleos no novo Exynos que possui um Arm Cortex-X2 como núcleo principal, três Cortex A710 "big-cores" intermediários (balanço entre desempenho e eficiência) e quatro núcleos de eficiência Cortex-A510. A Samsung não divulgou as frequências na qual operam esses núcleos. Surpresa? Nenhuma visto os problemas recentes que foram vazados pelo leaker Ice Universe. O Exynos 2200 suporta gravações 4K HDR, 4K 120 fps e 8K 30 fps, enquanto o rival Snapdragon 8 Gen 1 consegue filmagens em 8K HDR.


Fonte: Samsung.

GPU é a estrela do show

O anúncio do novo Exynos não era aguardado apenas por fãs de smartphones, mas também por gamers. O Exynos 2200 será o primeiro SoC mobile com a tecnologia ray tracing. Tudo graças a sua GPU Xclipse 920 feita em parceria com a AMD. A fabricante americana, famosa pelos processadores e placas de vídeo para desktops, produziu a parte de processamento gráfico do chip utilizando a microarquitetura RDNA 2. Esta é a mesma microarquitetura utilizada nas mais recentes GPUs da AMD e foi lançada em novembro de 2020. Mesmo que o Exynos 2200 perca para o Snapdragon 8 Gen 1 em alguns testes, o seu desempenho para jogos tende a ser melhor.

Esta provavelmente será a vantagem da Samsung sobre a Qualcomm. Mesmo que ela tenha que abandonar os planos de uma GPU mobile operando em 1,9 GHz. O plano da Samsung era deixar a Xclipse 920 trabalhando 1,49 GHz sem superaquecimento, mas o chip não conseguia controlar a temperatura acima de 1,29 GHz. Ela não informou a frequência oficial da GPU.

"Aguarde o benchmark".

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.