Prefeitura do Rio de Janeiro quer utilizar dinheiro em caixa para comprar Bitcoins

Além disso, prefeitura estuda meios para pagamento de IPTU com criptomoedas

Prefeitura do Rio de Janeiro quer utilizar dinheiro em caixa para comprar Bitcoins
Créditos: Pedro Kirilos/Riotur

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou pretende investir uma porcentagem do Tesouro em criptomoedas. Durante o Rio Innovation Week, o político falou sobre medidas que pretende tomar para transformar a capital Fluminense em mais tecnológica.

11/01/2022 às 12:53
Notícia

Avira Antivirus também tem minerador de criptomoedas Ethereum

Similar à Norton, antivírus vem com minerador de criptomoedas instalado no aplicativo

Durante uma palestra sobre os desafios de "transformar cidades em polos tecnológicos", Paes afirmou que a prefeitura vai lançar a "Cripto Rio" e aplicar 1% do Tesouro da cidade nesses ativos. Tanto é, que na última sexta-feira (14), a prefeitura criou um Grupo de Trabalho para propor ações relacionadas ao desenvolvimento deste mercado com o objetivo de impulsionar a economia carioca no universo cripto.

Paes também citou durante a palestra como investimentos futuros em inovação e tecnologia, o Porto Maravalley, área do Porto Maravilha com incentivos fiscais para empresas do segmento tech. O evento contava com a participação do prefeito de Miami, Francis Suarez, que também fez um Porto e seduziu diversas empresas do Vale do Silício americano,como explicou o político do Partido Republicano.

"Criamos um tsunami de oportunidades. Muitas cidades dos Estados Unidos estavam aumentando impostos, e nós baixamos. Entendemos que podíamos estar na vanguarda da inovação e convidamos os criadores para cá", disse Suarez, por chamada de vídeo. Entusiasta da bitcoin, ele criou a MiamiCoin, a criptomoeda da cidade.

Pagando IPTU com Bitcoin

O Grupo de Trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, vai estudar formas de estimular o uso das moedas por meio de descontos ao contribuinte, como no pagamento do IPTU, por exemplo.

10/01/2022 às 09:24
Notícia

Aplicativo de segurança Norton 360 instala minerador de cript...

O minerador vem desativado por padrão, mas um malware pode ativá-lo sem que o usuário saiba

Em entrevista ao jornal O Globo, os secretários Pedro Paulo, da Fazenda, e Chicão Bulhões, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, explicaram o objetivo.

"Estamos estudando a possibilidade de quitar impostos com desconto adicional se pagar com bitcoins. Você pega o desconto da cota única de 7% (do IPTU), vira 10% se pagar em bitcoin", disse Pedro Paulo. "Vamos estudar o arcabouço jurídico para fazer isso", completou.

Continua após a publicidade

Já Bulhões, afirmou que o Rio de Janeiro será a primeira cidade deste segmento no Brasil.

"Essa empresas estão na região do Leblon e Ipanema e queremos descentralizar o máximo possível. Já tem incentivos fiscais aprovados, já tem um percentual de 2%, que queremos concentrar muito na região do Porto a vinda desses novos atores também", diz Chicão.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Prefeitura do Rio de Janeiro Fonte: O Globo
User img

Cristino Melo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.