A Panasonic decidiu adotar a semana de quatro dias de trabalho, proposta pelo Governo Japonês em 2021, em seus domínios. Segundo o jornal Nikkei, o objetivo da empresa é dar mais tempo aos trabalhadores para que possam perseguir objetivos pessoais. Cada empresa operacional deve decidir como serão os detalhes da implementação da medida do dia extra fora.
Sancionado marco legal da geração própria de energia solar - ...
Quem produz a própria energia precisará pagar a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição
"Devemos apoiar o bem-estar de nossos funcionários", argumentou o presidente e CEO do grupo, Yuki Kusumi aos investidores em um briefing, de acordo com Nikkei.
A medida da Panasonic está em concordância com o governo local que nas diretrizes anuais de política econômica do ano passado, recomendou a adoção de semanas de trabalho com quatro dias, para funcionários que tivessem interesse. Os responsáveis pela orientação alegam que a medida pode trazer vários benefícios, como estimular os trabalhadores a investirem o tempo extra em melhorar o nível educacional, por exemplo.
Adoção gradual das medidas
Aproximadamente 8% das empresas japonesas oferecem a semana mais curta de trabalho aos funcionários, é o que aponta uma pesquisa do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, realizada em 2020. Mas, depois da orientação governamental, é possível que o número aumente.
Primeiro avião elétrico comercial fará voo inaugural em 2022
O projeto Alice foi anunciado em 2019 e suporta carga de até 1130 kg
A reportagem do Nikkei afirma que a Encourage Technologies, empresa japonesa de desenvolvimento de sistemas, já aderiu a prática em 2021. “Os trabalhadores mais jovens valorizam seu tempo livre, então isso nos dá uma vantagem quando se trata de contratação”, justificou a companhia.
Segundo o jornal, há um esforço por parte do Estado no sentido de modificar a cultura de trabalho que é classificada como bastante exigente. A semana de trabalho mais curta é uma medida que também visa atingir este objetivo, mas esbarra em problemas de logística e em dificuldades de abordagem para cada caso.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Nikkei